O crescimento nos licenciamentos de caminhões em janeiro se estende para fevereiro e as expectativas continuam positivas. As vendas de caminhões continuam aumentando. É o que aponta a carta da Anfavea do último mês.

 

Caminhões

vendas_de_caminhoes_continuam_aumentando

Houve aumento de 54,6% nas vendas em comparação com fevereiro do ano passado. Em destaque ficam os pesados, que tiveram crescimento nas vendas de 96,9% no último mês. Parece que vamos ver mais caminhões pesados novos nas estradas por aí!

O aumento no acumulado foi parecido: 54,7% para caminhões. Em relação ao mês passado, as vendas foram 11,4% menores. Fica a expectativa para os próximos meses.

Nas exportações, os caminhões tiveram crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período de 2017. Lembrando que o ano passado teve recorde de exportações de veículos, esse é um bom número. No acumulado, houve 43,3% de aumento. Já em relação ao mês passado, o aumento foi de 44,9%, mostrando que a exportação ainda tem sido um ponto forte para levantar a economia.

 

Ônibus

vendas_de_caminhoes_continuam_aumentando
Imagem: Acontece Botucatu

As vendas de ônibus aumentaram consideravelmente em relação ao mesmo período de 2017: 103,5% para ser mais exato. No acumulado, o aumento foi de 84,4%. Já em relação ao mês passado, as vendas cresceram 2,%. Pouco, mas positivo!

Nas exportações, resultados também foram expressivos: 27,8% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado e 35,5% no acumulado. Quando comparamos com janeiro, também observamos crescimento de 47,3%.

 

Máquinas agrícolas

vendas_de_caminhoes_continuam_aumentando

As vendas para o setor agrícola diminuíram 22,5% em relação à fevereiro de 2017. No acumulado, a queda é maior: 30,2%. Mas houve aumento nas vendas se compararmos com janeiro, que registrou 1.605 unidades vendidas. Em fevereiro, as vendas foram maiores que janeiro em 49,7%.

Nas exportações de máquinas agrícolas, as notícias são mais animadoras: aumento de 32,3% em relação à fevereiro de 2017. No acumulado, o crescimento pula para 50,6%. Já em relação ao mês passado, o aumento é menor, mas ainda sim significativo: 26,7%. Vamos aguardar para ver o que a economia nos reserva nos próximos meses.

 

Para ver a carta da Anfavea na íntegra, clique aqui.

 

E você que está sempre no trecho, acha que esses números já estão refletindo nos estradeiros?

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here