Quando há um acidente envolvendo um carro e um caminhão, muitas pessoas atribuem a culpa ao caminhoneiro. Na maioria das vezes, eles estão errados. De acordo com a Transport Topics, 75% dos incidentes na estrada não são culpa do motorista de caminhão. Mas, sem evidências de que outro tenha causado o acidente, os estradeiros frequentemente são encontrados nas estatísticas como os maiores causadores de acidentes no trânsito. Pensando nisso, a PeopleNet está trabalhando em uma única solução de vídeo no mercado para se integrar completamente aos sistemas de mobilidade de frota, chamada de Vídeo Inteligência.

As tecnologias relacionadas à monitoramento de veículos tem se tornado cada vez mais comuns no mercado. Na Fenatran 2017, elas foram destaque. Clique aqui e confira a matéria.

Lançado em 2016, a Vídeo Inteligência combina câmeras frente, traseiras e laterais acopladas ao veículo, para gravar uma visão próxima de 360 ​​° ao redor do caminhão – garantindo que todos os ângulos sejam capturados em caso de acidente. Além disso, ele automaticamente pareia a filmagem à informações em tempo real, incluindo velocidade do veículo e localização via GPS, para fornecer à frotas e motoristas o cenário completo do que acontece na estrada. O resultado final é uma testemunha ocular neutra que não deixa dúvidas sobre o que aconteceu nesses casos em que a integridade do estradeiro são postas à prova.

vídeo inteligência
“Veja a cena completa”, em tradução livre.

Gravação inovadora

A inovação está na posição das câmeras, voltadas para frente e para lados opostos, diferentemente das câmeras tradicionais voltadas para o motorista, usadas para supervisioná-los. “Um dos principais pontos fortes da Vídeo Inteligência é que está em constante evolução com base nos comentários que recebemos dos clientes”, disse Jim Angel, vice-presidente de soluções de vídeo inteligência da PeopleNet.

Ao longo dos últimos 12 meses, a empresa lançou várias atualizações destinadas a melhorar a funcionalidade e a experiência tanto para motoristas como para quem monitora as atividades do veículo via telemetria. Alguns dos aprimoramentos incluem:

  • Relatórios aprimorados com o lançamento de Painéis de Resumo Executivos fornecem uma visão geral de alto nível dos principais eventos gravados à bordo, bem como tendências de treinamento para o motorista;
  • A manutenção simplificada através da plataforma Saúde da Câmera dá à equipe de monitoramento de volta acesso ao status atual dos equipamentos. As frotas são alertadas em tempo real de problemas suspeitos e recebem informações importantes do gravador, incluindo o número do veículo, o último vídeo enviado e a última vez online.
  • A visibilidade em tempo real com o recurso Snapshot oferece ao pessoal do monitoramento uma visão em tempo real de uma câmera em um veículo específico. O recurso Snapshot também permite que os instaladores testem a funcionalidade da câmera durante a instalação, solucionem problemas no equipamento e assegurem que a câmera esteja posicionada no ângulo correto;
  • As opções de filtragem expandida incluem a capacidade de filtrar pelo terminal para visualizar vídeos e identificar os vícios do motorista em uma determinada região geográfica;
  • Os avisos de velocidade configuráveis ​​determinam quando os estradeiros estão excedendo o limite de velocidade estabelecido, permitindo treinamento aprimorado;

“Através destas melhorias contínuas na plataforma, podemos contar com uma tecnologia de ponta que ajuda nossos motoristas e funcionários de monitoria a trabalhar juntos para tornar as estradas mais seguras para todos”, afirma Curtis Carr, vice-presidente de segurança e gerenciamento de riscos da Estes Express Lines.

Houve uma época – em um passado não muito distante – que as frotas não tinham certeza se deveriam instalar câmeras na cabine de seus caminhões. Hoje, cada vez mais as frotas estão considerando soluções como a instalação de câmeras como uma forma essencial de proteção para aqueles que são peça chave nas operações: os motoristas.

Por Pietra Alcântara, adaptado de Transport Topics

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here