sexta-feira, junho 25, 2021

Volvo faz demonstração de ônibus autônomo

Recentemente, na Volvo Ocean Race em Gotemburgo, Suécia, a Volvo fez demonstração de ônibus autônomo. Sem abrir mão do motorista, a tecnologia autônoma promete trazer mobilidade mais segura e confortável, com manobras de embarque e desembarque precisas.

Muitas montadoras tem investido nesse tipo de tecnologia, como a Mercedes-Benz, com seu “ônibus do futuro”, ou o Tesla Semi, chamado de caminhão mais moderno do mundo, que além de autônomo, é elétrico.

onibus_autonomo

Veja também: 7 perguntas sobre caminhão autônomo: 1ª, ele vai tomar o lugar do motorista?

onibus_autonomo

O veículo foi projetado para proporcionar um deslocamento seguro e confortável, com aceleração e frenagem sem solavancos. Nos pontos de embarque, consegue parar sempre na mesma posição e distância da plataforma, facilitando o acesso dos passageiros.

Sensores monitoram constantemente o entorno do veículo. A informação é usada para orientação em manobras e, no futuro, promete evitar acidentes, ajustando a velocidade ou parando o ônibus ao identificar proximidade com objetos.

O autônomo também será usado em pesquisa sobre comboios urbanos inteligentes, em que vários ônibus seguirão em conjunto de forma sincronizada e segura, aumentando a capacidade de transporte de passageiros.

 

Projetos de pesquisa

Nos próximos dois anos, o ônibus será usado em projetos de pesquisa automotiva – FFI Ônibus Urbanos Autônomos e KRABAT.

O FFI é o Programa Estratégico em Pesquisa e Inovação, uma cooperação entre a indústria automotiva e o governo sueco. Já o KRABAT é parte de um programa conjunto do governo sueco com o nome “A próxima geração de viagens e transportes”, financiado parcialmente por Vinnova, através do Drive Sweden.

Veja também: No primeiro dia de operação, ônibus autônomo se envolve em acidente

 

Adaptado de Assessoria Volvo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados