quinta-feira, outubro 29, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Volvo FH completa 20 anos, lança série comemorativa e faz promoção para fãs da marca

- Publicidade -

Quem se lembra do lançamento da família FH da Volvo? Se você lembra… já está com um bom tempo de estrada, porque o FH está comemorando 20 anos. Para marcar a data, a montadora lembrou a evolução nessas duas décadas. Além disso, também está lançando uma série comemorativa com um caminhão personalizado e com todos os opcionais que a marca tem no mercado. Logo mais a empresa também fará uma promoção em que escolherá 5 pessoas para ajudar na montagem dos caminhões, lá na fábrica em Curitiba/PR, com o presidente da marca, Roger Alm.

Vamos botar o pé no túnel do tempo?


1994 – FH12

fh12
Imagem: Divulgação/Volvo

Em 1994 foi vendido o primeiro caminhão FH no Brasil. Trazido diretamente da Europa, onde ele tinha acabado de ganhar o prêmio de “Caminhão do ano”, ele vinha com uma tecnologia embarcada a qual o mercado brasileiro não estava acostumado. Naquela época, 85% do mercado era composto por caminhões bicutos, e o FH cara-chata chegou com motor eletrônico, trouxe para o País o conceito de cabine celular de sobrevivência, freio motor de 390cv e motor de 380cv. Naquela época também foi preciso trabalhar muito para convencer motoristas e transportadores que o uso do freio motor não estragava o motor. Com ele, as lonas de freio passaram a durar 4x mais.

 

1998 – FH passa a ser fabricado no Brasil

Em 1998, devido ao seu sucesso no País, a Volvo passou a fabricar o caminhão aqui. Neste ano também a montadora passou a disponibilizar, como opcional, o Air Bag, tecnologia que não era comum nem entre carros. Segundo a marca, foi a chegada do FH também que trouxe a discussão e a preocupação com reduzir o consumo de combustível.

 

1999 – Computador de bordo

fh12 computador de bordo

Em 1999 o FH passa por uma grande mudança, chega o motor D12C, que atendia as exigências do Euro II, os motores de 420cv, para fazer companhia aos de 380cv, as opções de cabines simples ou leito, o pacote Top Class, com muitos opcionais, como basculamento automático, freios ABS e Airbag, e o computador de bordo central. Nessa época alguns viam o computador de bordo como um “dedo-duro”, mas muitos já passaram a utilizá-lo como ferramenta, para acompanhar suas performances e melhorá-las. Segundo os executivos da Volvo, alguns até imprimiam os relatórios e os utilizavam como currículo, para provar que eram bons de volante.

 

2003 – I-shift

Em 2003 o FH recebeu o novo motor D12D, que seguia com os modelos de 380cv e 420cv, além da recente opção de um propulsor com 460cv. O novo caminhão atendia as exigências do Euro III e trouxe uma série de mudanças em conforto, segurança e manutenção, mas o grande marco desse modelo foi a caixa de câmbio I-Shift, hoje sucesso absoluto da Volvo, era uma aposta no mercado brasileiro àquela época, onde ainda não havia a cultura do caminhão sem pedal de embreagem.

 

2006 – Motor 13 litros e 520 cv

Em 2006 a Volvo chega com o motor D13A, motor de 13 litros. A montadora eleva as potências da linha FH, que passam a ser as mais altas fabricadas no País, de 400 a 520 cv. A nova geração da caixa de câmbio I-shift passa a atender um segmento crescente no Brasil, o que puxa mais de 45 toneladas. E como cresceu a potência do motor, a capacidade do freio motor cresceu junto, os modelos lançados no ano tinham poder de frenagem de 410 até 500 cv.

 

2009 – Segurança

2009 foi o ano nas inovações em segurança. O FH ganhou uma série de funções, opcionais ou não, que diminuíam a chance do motorista se envolver em acidentes, o que, segundo a montadora, fazia do FH o caminhão mais seguro do mundo. Dentre os novos dispositivos estavam: faróis duplos de xenon, sensor de chuva, detector de atenção e cansaço, piloto automático inteligente ACC (que diminui o risco de acidentes causados por desatenção do motorista), sensor de ponto cego, LKS (monitoramento de faixa de rodagem), faróis auxiliares de conversão, um espelho lateral auxiliar duplo, tecnologia Bluetooth e EPS, que funciona assim: quando o caminhão entra numa curva com uma velocidade maior que a necessária, por exemplo, o sistema automaticamente reduz o torque do motor e faz uma aplicação individual dos freios nas rodas.

 

2012 – Euro V

fh 12
Imagem: Divulgação/Volvo

Em 2012, a grande mudança, tanto do FH quanto de todas as montadoras, foi a introdução de veículos que atendam ao Euro V. Para alcançar os baixos níveis de emissão de poluentes da nova legislação, a empresa optou pelos motores SCR, aqueles que precisam do Arla 32. Outra mudança no ano foi a chegada do motor D13C, que elevou as potências dos FHs para até 540cv. As mudanças nos eixos, segundo a montadora, permitiu que eles ficassem mais duráveis e com níveis de ruídos menores.

 

2013 – FH16

volvo fh16 750

Em 2013 a montadora surpreendeu a todos ao anunciar que trazia ao Brasil, importado da Suécia, o caminhão mais potente do mundo, o FH16, de 750 cavalos de potência, que atende a uma nova faixa de mercado, a de 250 toneladas de PBTC.

 

2014 – Série comemorativa 20 anos

volvo fh 20 anos
Imagem: Divulgação/Volvo

E exatamente no ano em que completa 20 anos de chegada ao Brasil, o caminhão voltou a receber o título europeu de “Caminhão do ano”. Para comemorar esse aniversário, a Volvo lançou uma série especial com tudo que o motorista tem direito. Nas motorizações 420, 460, 500 e 540cv, o caminhão vem nas cores branca ou preta e com personalização de pintura além disso, conta com air bag, climatizador de ar, suspensão a ar na cabine, bancos em couro, volante em couro, rádio, CD, MP3, comandos no volante e caixa de câmbio I-shift. Se você achou que é pouco, ele ainda tem sensor de chuva, espelho frontal, trava elétrica com controle remoto, lâmpadas 3 Marias, luz de 5ª roda e anel nas rodas dianteiras.

Os novos caminhões já estarão disponíveis no fim do mês.

 

Veja também:

Especial Fenatran – Montadoras

Volvo lança série especial para comemorar 85 anos da marca

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados