quarta-feira, outubro 28, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Volvo lança novo VM mais leve

- Publicidade -

A Volvo enxerga a indústria de construção como potencial mercado. Por isso, acaba de anunciar o lançamento do novo VM Light Mixer, mais leve e que permite transportar carga mais útil. O bruto foi concebido para operações de transporte entre usinas de concreto e obras em centros urbanos.

Leia também: Para Anfavea, setembro fecha melhor trimestre do ano

novo vm
Volvo lança novo VM, 900 kg mais leve | Imagem: Divulgação/Volvo

Segundo a montadora, a nova versão do Volvo VM traz diversas alterações em relação ao VM 8×4 tradicional. Somadas, elas possibilitaram redução da tara do caminhão de 8.820 kg para 7.920 Kg. Ou seja, o novo Volvo VM pesa 900 kg a menos que a versão anterior.

Mesmo com a retração geral da economia, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor vem crescendo. Em agosto, o nível de atividade teve índice similar ao de 2011, um dos melhores da década. O mercado de betoneiras também registra crescimento, com alta de 58% nas entregas de jan-set, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Implementos (Anfir).

 

Novo VM

novo vm
Imagem: Divulgação/Volvo

A Volvo trabalhou também em parceria com implementadores no desenvolvimento do caminhão. O primeiro Volvo VM Light Mixer recebeu uma nova betoneira Liebherr, também projetada para ganho em peso. A tara total do conjunto (caminhão + betoneira) baixou quase 2.500 Kg, para apenas 11.650 Kg, possibilitando transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.

No novo VM Light Mixer, a Volvo optou pela distância entre-eixos de 4.550mm. Mesmo com o entre-eixos mais curto, o caminhão vem equipado com tanques de combustível de 200 litros e Arla 32 de 50 litros, que permitem rodar o dia todo sem reabastecimento.

 

4º eixo direcional

novo vm
Imagem: Divulgação/Volvo

Outro diferencial do novo VM Light Mixer é o 4º eixo direcional dianteiro. “Projetamos um eixo direcional de verdade, que diminui o arraste dos pneus e permite manobras em raios curtos, comuns em canteiros de obra”, assegura Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões.

O 4º eixo é um projeto Volvo, instalado no veículo já na linha de montagem, com garantia de fábrica e sem adaptações. Opcionalmente esse eixo pode ser equipado com sistema suspensor, para trechos em que o caminhão roda vazio ou em eventuais manobras.

 

Trem de força

novo vm
Imagem: Divulgação/Volvo

O propulsor de 270 cv está acoplado a uma transmissão manual de 9 marchas, mais leve. Opcionalmente o motor pode receber escape vertical, para operações em terrenos mais acidentados.

O VM Light Mixer tem suspensões traseiras com molas parabólicas, que segundo a montadora garantem leveza sem perder a robustez. Os pneus são 275/80 R22,5 de uso misto e opcionalmente o caminhão pode ser equipado com rodas de alumínio.

O Volvo VM Light Mixer é equipado com cabine curta, com grande área envidraçada que permite ampla visibilidade, importante para manobras em canteiros apertados. O veículo é equipado com bancos para motorista e um ajudante, mas opcionalmente pode receber banco de passageiros para duas pessoas.

Externamente, o modelo traz para-choque em aço, mais leve, e tem faróis com desenho similar ao das versões rodoviárias da linha VM. O conjunto ótico tem luzes diurnas em LED, uma característica de segurança e identidade de toda a linha de caminhões Volvo atual.

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados