4 coisas para prestar atenção em um posto de combustível

posto_de_combustivel

Imagem: Terra Brasil

Para você, o que é um posto de combustível de confiança? Existem algumas maneiras de descobrir. Muitos estradeiros avaliam o posto pela estrutura, principalmente quanto estes possuem um espaço para caminhoneiros.

Listamos 7 pontos de parada – que incluem postos de combustível – gratuitos para caminhoneiros descansarem. 

Outra maneira é pedindo um teste de qualidade no combustível antes de comprá-lo. Você pode exigir esse teste, pois é direito do consumidor. Saiba mais clicando aqui.

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre cuidados necessários em postos de combustíveis. São 4 coisas para prestar atenção antes de abastecer naquele posto.

 

1. Origem, preço, validade e quantidade

origem_preco

Imagem: TV Parlamento

Os postos de combustíveis devem informar na entrada do posto, através de placas, faixas ou totens, os valores que são praticados segundo regra da Agência Nacional do Petróleo (ANP). É importante o consumidor verificar se os preços das bombas são os mesmos que os anunciados e se há restrição de horário, forma de pagamento ou bomba.

 

2. Etanol

etanol

Imagem: Jonathan Campos

Nas bombas verifique o nível do densímetro, o tubo transparente onde passa o combustível e é possível perceber a quantidade de água. O máximo permitido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) é de 5% ou há adulteração. O etanol deve ser límpido, isento de impurezas. A cor alaranjada significa adulteração.

 

3. Gasolina

gasolina

Em caso de suspeita quanto à qualidade da gasolina, o consumidor pode pedir ao funcionário do posto que realize na hora o “teste da proveta”, que mede a porcentagem de etanol misturado. Verifique o tipo de gasolina que está sendo utilizado. A gasolina também tem validade, são até três meses no depósito do posto, por isso, muitos empurram o tipo mais caro com menos saída.

 

4. Fluídos, lubrificante e aditivos

lubrificante_aditivo

Atenção ao trocar lubrificantes e fluídos que têm prazo de validade a ser respeitado, como também conferir se o preço está na prateleira. Consulte o manual e veja quando realizar a troca. É comum postos comissionarem frentistas para realizar a venda.

O engenheiro mecânico e professor do departamento de engenharia mecânica do Instituto Mauá, Celso Argachoy, alerta aos motoristas sobre a importância de respeitar o prazo de validade dos produtos automotivos. Em especial, óleos lubrificantes, fluídos de freio e aditivos, pois após o vencimento passam a absorver a umidade e perdem suas características.

Para esclarecer dúvidas do consumidor, acesse o site do ProconIpem ANP.

 

Adaptado de Governo do Estado de São Paulo

1