Exame toxicológico tem validade em outro estado?

exame toxicológico tem validade

O exame toxicológico teve suas regras recentemente alteradas pelo Contran. Para saber mais, leia a matéria do Pé na Estrada. Com as mudanças, as dúvidas sobre o polêmico exame só aumentam. Por exemplo, quando o exame toxicológico tem validade? Você sabe como funciona a coleta no exame toxicológico? Entenda na matéria da Paula Toco – Meu primeiro exame toxicológico.

Durante a última transmissão ao vivo no Facebook do Pedro Trucão, o parceiro Neri Oliveira fez uma pergunta sobre o assunto:

O exame toxicológico tem validade em outro estado? Por exemplo, minha CNH é de Alagoas, posso fazer o exame toxicológico em São Paulo para renovar minha carteira em Alagoas? Assim ganharia tempo.

Essa é uma dúvida comum, já que a maioria dos estradeiros não trabalha somente na cidade onde reside e, para economizar tempo e aproveitar a viagem, querem resolver questões burocráticas onde quer que estejam.

No seu caso, Neri, você pode fazer o exame toxicológico em São Paulo. Desde que o exame seja feito em um laboratório credenciado, pode ser feito em um estado diferente no qual sua CNH foi registrada. A lista dos laboratórios credenciados pode ser consultada no site do DENATRAN.

Já a renovação da sua CNH deve ser feita em Alagoas, onde você a registrou. Caso você não resida em Alagoas, deve mudar sua CNH de estado para aquele que você reside – inclusive, já falamos sobre isso aqui no site do Trucão.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

Por Pietra Alcântara

1