Posso mudar a CNH de estado?

mudar a cnh

Imagem: Reprodução/Facebook

Os processos que envolvem a obtenção e a renovação da CNH estão entre os assuntos que mais geram dúvidas nos parceiros do trecho. Em uma transmissão ao vivo no Facebook do Pé na Estrada, surgiu uma dúvida sobre esse assunto e hoje vamos respondê-la aqui no site do Trucão. Quem fez a pergunta durante a transmissão foi o parceiro Ariosto Dias.

Estou com uma dúvida sobre minha CNH. Tirei a carteira em Petrolina – PE, mas quero mudar de categoria na cidade de São Raimundo Nonato – PI. Posso mudar a CNH de estado?

Pode e deve! Segundo o Detran, o motorista só pode mudar a CNH de categoria no estado em que está registrado. Por isso, se você tirou a carteira em Petrolina e agora mora em São Raimundo Nonato, precisa primeiro fazer a transferência da CNH para o estado em que você reside e somente depois poderá alterar a categoria da CNH. Essa transferência é necessária sempre que o condutor passar a residir em um município de uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) diferente da qual foi registrado na sua Carteira Nacional de Habilitação.

Como fazer a transferência da CNH?

Para isso, primeiro ela deve estar dentro do prazo de validade. Caso sua carteira de habilitação esteja vencida, você deverá fazer a transferência do registro para a nova Circunscrição de Trânsito primeiro, para então fazer a renovação da CNH.

O procedimento de transferência da CNH dentro do prazo de validade é simples: será feita a transferência com a emissão de uma nova carteira e já com o registro da mesma na nova Circunscrição de Trânsito (Ciretran). As informações são do blog Tirar Habilitação.

  1. Compareça a unidade onde será realizada a transferência;
  2. Apresente tanto a versão original quanto a cópia dos seus documentos, sendo RG, CPF e o Comprovante de endereço;
  3. Faça a pesquisa de eventuais problemas que possam existir no prontuário do condutor que poderá impedir a transferência;
  4. Será fornecido um formulário eletrônico (planilha Renach) que deverá ser preenchido na própria unidade de atendimento;
  5. Faça a coleta Biométrica e em seguida realize o pagamento da taxa referente ao serviço, no valor de R$ 77,22;
  6. Ainda na mesma unidade de atendimento, entregue o processo no balcão de retorno, e pegue o protocolo de retirada da Carteira;
  7. Com tudo isto feito, basta ir à mesma unidade em que foi atendido, para retirar a sua nova CNH no prazo pré-determinado. Se preferir poderá esperar em casa para receber a sua CNH, caso tenha optado por recebe-la pelos Correios no dia em que fez a solicitação da alteração do estado em sua CNH.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

 

 

Por Pietra Alcântara

1