segunda-feira, outubro 26, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

5 cuidados com pneus que vão te fazer economizar

- Publicidade -

Se cuidar do caminhão é importante, cuidar da qualidade dos pneus é fundamental. Sem pneu, não tem viagem!

São tantos os gastos para quem leva a vida na estrada: alimentação, manutenção, combustível. Mas existem alguns detalhes sobre os cuidados com pneus que podem fazer toda a diferença na hora de economizar.

Leia também: 8 práticas que podem acabar com seu caminhão

A longo prazo, eles podem ajudar o estradeiro a gastar menos com reparos e manutenção. Por isso, reunimos aqui 5 cuidados com pneus que vão te fazer economizar.

 

Sempre checar pressão dos pneus

As vezes por falta de tempo ou por falta de atenção, o estradeiro pode se esquecer de checar a pressão dos pneus. 

Fazer isso pode causar um gasto além do necessário. Pressão baixa nos pneus sobrecarrega o sistema de direção e aumenta o consumo de combustível do veículo.

Segundo a Michelin, uma pressão de 20% abaixo da recomendada aumenta o consumo em 1,7% no transporte de longa distância.

Além aumentar os gastos com o caminhão, a pressão baixa nos pneus causa maior fadiga da carcaça, o que gera desgaste prematuro e muitas vezes impossibilita a recapagem.

 

Alinhar a suspensão

Esse é um detalhe que pode fazer muita diferença na vida útil dos componentes, evitando desgastes desnecessários. É importante alinhar a suspensão e balancear os pneus sempre que:

  • o veículo sofrer impactos fortes;
  • na troca de pneus;
  • quando os pneus apresentarem desgastes irregulares;
  • quando componentes da suspensão forem substituídos;
  • quando o veículo estiver “puxando” para um lado;
  • a cada dez mil quilômetros.

 

Usar o indicador de desgaste da rodagem (TWI)

Este indicador, existente em todo pneu, mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 mm.

 

Evitar derivados de petróleo

Não permita o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes. Esses produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.

 

Não rodar com pneu careca

Rodar com pneus carecas pode te render multa. Para evitar este gasto, fique sempre atento ao estado dos pneus do seu veículo.

Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, a infração pode ser aplicada para cada pneu que estiver em mau estado.

O que é entendido como mau estado? No geral, associamos ao pneu careca, mas o mau estado é medido pela espessura. Caso o sulco de um pneu seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco à parte mais externa da banda de rodagem, você está sujeito a multa. Além disso, o veículo pode ficar retido até a regularização do problema.

Mau estado dos pneus é considerado uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

Assista ao vídeo e entenda melhor:

 

E você? Também tem alguma dica de como economizar cuidando dos pneus? Conte nos comentários!

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados