quarta-feira, outubro 28, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

5 maneiras de perder sua CNH com a moto

- Publicidade -

Você tem carteira de habilitação para moto, na categoria A? Dependendo da infração cometida, você pode correr o risco de perder sua CNH.

Uma infração que causa a suspensão da habilitação é classificada como gravíssima, com multa de R$ 293,47 e recolhimento do documento. A norma está registrada no Código de Trânsito Brasileiro, no Artigo 244.

Uma pesquisa mostra que 2 de cada 3 motociclistas já dirigiu sem habilitação. Mas para você motorista que é habilitado, confira 5 maneiras de perder sua CNH:

 

1. Não usar capacete

perder sua cnh moto

Conduzir a moto sem usar capacete de segurança, que deve ter viseira ou óculos de proteção, é uma das infrações que te faz perder a CNH A na hora. Então, já sabe, não esqueça o capacete!

 

2. Transportar passageiro de maneira incorreta

perder cnh de moto

Mesmo se o motociclista estiver de capacete, caso o passageiro esteja sem, é infração de trânsito gravíssima. O capacete é uma proteção vital em caso de acidente.

Se o passageiro estiver fora do assento, também é infração.

 

3. Manobras

Fazer malabarismos, manobras ou equilibrar-se em apenas uma roda, a famosa “empinada”, pode te fazer perder a CNH A. O Código de Trânsito fala especificamente dessas práticas, classificando como infração gravíssima.

Essas manobras são diferentes daquelas feitas em apresentações, por pessoas treinadas e em local autorizado, como em shows e espetáculos. Empinar a moto em via pública coloca em risco não só o motociclista, mas quem passa pelo local no momento.

 

4. Faróis

farol de moto

Transitar com a moto e os faróis apagados é infração de trânsito gravíssima. Muitos motociclistas não entendem o porquê.

A maioria das motos já acende os faróis assim que é dada a partida, por isso a infração não é tão comum. Por ser um veículo pequeno, a moto pode não ser vista por outros à distância e manter os faróis acesos faz com que ela seja mais facilmente visualizada na estrada.

“Transitar com o farol ligado deixa o veículo mais visível para pedestres e demais veículos. É uma questão de segurança”, afirma Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito.

 

5. Transportar crianças

O transporte de crianças com menos de sete anos ou que não tenham condições de cuidar de sua própria segurança (como crianças com distúrbios ou doenças mentais) é ilegal. O Código de Trânsito classifica a prática como infração gravíssima e ela é uma das práticas que suspende sua CNH automaticamente.

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados