terça-feira, dezembro 1, 2020

6 tendências de 2020 para o transporte

O transporte de cargas está em constante mudança, acompanhando as tendências de 2020. Todo ano as empresas e montadoras do segmento apresentam novidades e se atualizam cada vez mais. Os motoristas também – já que a concorrência é grande, muitos estradeiros sabem que estar por dentro das modernidades do transporte pode ser uma vantagem.

Leia também: 5 aplicativos que mudaram a vida do motorista

tendencia de 2020
Imagem: Rota do Atlântico

As tendências estão, em sua maioria, relacionadas com o uso de tecnologia da informação. Usar a tecnologia para agilizar processos e reduzir custos tem sido uma estragégia em muitas áreas.

Você sabe quais são as tendências de 2020 para o transporte? Continue lendo e confira algumas delas, de acordo com um artigo da Cargo X, uma startup de tecnologia e logística. As informações são da Época Negócios.

 

1. Uso da Internet

tendencias de 2020
Imagem: Pixabay

Se por um lado o setor logístico tem forte tradição offline, haverá uma evolução para que pessoas e empresas estejam “do lado online” no mercado. Isso quer dizer que a tendência é que a Internet esteja cada dia mais presente no nosso dia a dia, o que inclui os negócios e a área de logística e transporte de cargas e pessoas.

Segundo a Cargo X, haverá um aumento de operações feitas de forma 100% digital, como o caso de documentos que antes eram impressos e hoje existem apenas na versão digital.

O que fazer para acompanhar essa tendência? Estar familiarizado com o uso da Internet já é um passo. No seu dia a dia, repare o quanto você usa a web e tente aperfeiçoar seus conhecimentos sobre isso. No trabalho, seja curioso e se atualize sobre como a Internet interfere na sua função. Vale conversar com colegas, surpevisores e até pessoas de outras áreas. Não tenha vergonha de pedir ajuda.

 

2. Automatização

tendencia de 2020
Imagem: Pixabay

Automatizar processos manuais, principalmente na área de logística, é outra tendência de 2020. Existem duas consequencias para isso.

A primeira é de que trabalhos simples e que exigem força manual serão feitos por máquinas. A segunda consequência é que, com isso, há a valorização do trabalho intelectual e da presença humana em situações que a máquina não pode atuar. No fim, as relações humanas passam a ser vistas como algo essencial em determinadas funções.

Para isso, as empresas precisarão capacitar seus funcionários para lidarem com as novas tecnologias e também no aprimoramento de habilidades tidas como “humanas”.

O que fazer para acompanhar essa tendência? Trabalhe nas habilidades que você sabe que não podem ser substituídas por máquinas. Seja razoável, tome decisões sensatas, desenvolva um bom relacionamento com outros funcionários ou colegas de profissão. Uma máquina não é capaz de decidir fazer essas coisas, mas você é.

Principalmente no quesito das relações humanas, é importante usar isso a seu favor. E sempre se atualize e estude, pois o trabalho intelectual será visto como diferencial.

 

3. Inteligência artificial

Imagem: Pixabay

As empresas e marcas estão se preocupando mais com a experiência do cliente e é aí que entra a inteligência artificial. Essa tecnologia vem como uma grande aliada na leitura de como esse consumidor se comporta e de que forma ele pode ser melhor atendido.

Dessa forma, principalmente as empresas estão usando inteligência artificial para coletar dados dos clientes e usá-los para melhorar o serviço prestado.

O que fazer para acompanhar essa tendência? Se você é dono de transportadora ou gerencia uma frota, talvez já tenha ouvido falar de telemetria. É um exemplo do que a inteligência artificial pode fazer para melhorar a logística e a experiência do cliente. Investir em telemetria é uma forma de acompanhar uma das tendências de 2020.

 

4. Startups

A própria Cargo X é uma startup que mistura tecnologia com transporte. A tendência é que em 2020, esse tipo de negócio continue a crescer, mas de uma maneira orgânica.

Isso significa que a empresa não crescerá a qualquer custo ou do nada, de uma só vez. Mas que crescerá com sustenabilidade. Para que isso seja possível, as startus não poderão arriscar tanto e correr atrás de inovações que não resolvem problemas do mercado.

Para crescer em 2020, as startups precisarão ter um crescimento saudável, construído a partir de boa gestão empresarial e planejamento.

O que fazer para acompanhar essa tendência? Fique de olho nas startups de transporte de cargas (e de passageiros também).

 

5. Transporte + tecnologia

tendencia_de_2020
Imagem: Pixabay

Já sabemos que a tecnologia, quando aplicada ao transporte, pode ser usada para simplificar burocracias, capturar dados e os utilizar para fazer implementar mudanças para melhor.

Por exemplo, com relação ao dia a dia do caminhoneiro, a tendência é simplificar cada vez mais a sua rotina por meio da tecnologia – como o motorista ter acesso à informação em tempo real e inteligência que o ajude a otimizar sua rota, sua segurança e sua eficácia na direção.

Também fala-se muito sobre caminhões autônomos, que por enquanto estão longe de ter uma aplicação viável no Brasil. Isso porque o caminhão autônomo precisa de uma rota fixa para poder ter, de fato, autonomia. É, porém, um tema que continuará aparecendo mais e mais.

Por fim, é prevista uma redução na quantidade de fretes negociados por agenciadores e postos de gasolina, tendo ao menos 30% de crescimento em transações de forma online.

O que fazer para acompanhar essa tendência? Repare em como a tecnologia faz parte de todos os processos da logística e tente pensar no que dá para aperfeiçoar no seu caso.

 

6. Dados na nuvem

A “nuvem” é um espaço na internet para guardar arquivos e informações de alguém ou de uma empresa. Ao invés de usar armazenamentos como HDs, pen drives e outros, a tendência é que as pessoas e empresas migrem suas informações pessoais para a nuvem.

Acredita-se que, até 2023, mais de 50% dos dados gerados pelas empresas serão criados e processados fora do data center ou na nuvem, contra menos de 10% em 2019.

O que fazer para acompanhar essa tendência? Já parou para pensar no que você guarda de informação no celular ou no computador? Dá para colocar na nuvem. O Google, por exemplo, tem um serviço chamado Google Drive, em que a pessoa pode armanezar informações e fazer backup de seus aparelhos gratuitamente. Aproveite o serviço para se familiarizar com uma das tendências de 2020.

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados