sábado, agosto 15, 2020
- Publicidade -

7 passos para se prevenir de assaltos na estrada

- Publicidade -

Assaltos na estrada são uma preocupação frequente do transportador. A ação de quadrilhas especializadas em roubo de cargas resultou, em 2018, no registro de mais de 22 mil ataques a motoristas em todo o país.

Um levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC) mostra que o prejuízo para o setor produtivo com a perda de cargas e veículos chegou a cerca de R$ 2 bilhões.

Leia mais: Caminhos para combate e prevenção de roubo de cargas

Assaltos nas estradas

Os dados mostram que as ocorrências vinham aumentando até 2017, quando o número chegou a 25.950 roubos no país. Porém, em 2018, as ocorrências caíram 15%. Ainda assim, o número de roubos de carga é grande.

Mas o que fazer para se prevenir de assaltos na estrada? Continue lendo e confira 7 passos.

 

Evite parar na rodovia

Se for necessário, procure um local movimentado, perto de uma unidade policial ou posto de gasolina.

 

Jamais reaja

Reagir pode custar sua vida. Os assaltantes geralmente estão muito nervosos ao fazer a abordagem e, caso você faça algum movimento brusco, eles podem entender que você reagiu. Por isso, além de não reagir, tente manter a calma e não faça movimentos repentinos.

 

Bloqueio da via

Em caso de bloqueio da via – com outros veículos, por exemplo – não há muita saída. Tente ficar calmo e faça o que os bandidos pedirem.

 

Continue dirigindo

Ao ser atingido por uma pedrada no vidro ou ao perceber que seu pneu foi furado propositalmente, continue dirigindo. Os assaltantes quase nunca seguem as pessoas.

 

Batidas ou colisões

Apesar de batidas feitas por bandidos serem incomuns em estradas, não pare em qualquer local da via em caso de colisão.

 

Não ligue o limpador de para-brisas

Os criminosos costumam jogar óleo ou ovos no vidro dianteiro. Se isso acontecer, nunca acione o limpador de para-brisas, pois a visibilidade diminuirá ainda mais.

 

Procure a polícia

Se estiver numa emergência, ligue para 191, no número da Polícia Rodoviária. Em estradas federais, a ligação vai cair no posto mais próximo.

 

E você, o que faz para prevenir assaltos na estrada? 

 

Por Pietra Alcântara com informações da Isto É

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados