sexta-feira, julho 30, 2021

Caminhão adulterado que não usava Arla 32 é multado e retido

Nessa segunda-feira, 1, na BR116, KM18, em Lavrinhas-SP, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou um Volvo FM 540, ano 2014. Foi constatado que o caminhão não usava Arla 32, composto químico para caminhões e ônibus para reduzir a poluição no meio-ambiente.

32
Blitz de fiscalização  – Imagem: PRF/Divulgação

De uso obrigatório desde 2012, o composto converte as partículas de óxido de nitrogênio, causadoras de chuvas ácidas e problemas respiratórios, em nitrogênio e água. Quem não utiliza o composto polui o equivalente a até cinco caminhões, segundo dados do Inmetro.

No momento da inspeção do sistema SCR – Sistema de redução catalítica seletiva, a PRF observou que a tampa do tanque do Arla não era original, sendo usado um pedaço de câmara de pneu para tampar. O caminhão utilizava um aparelho chamado emulador (chip), proibido em território nacional, e com isso não usava o Arla 32. 

O chip estava ligado ao circuito elétrico do caminhão e enganava o sistema SCR, desabilitando os sensores e mantendo o veículo em funcionamento normal, sem o uso do Arla.

Ficou claro a utilização do chip quando o marcador do nível do Arla deveria zerar em um veículo regular, mas que permaneceu marcando a quantidade de reagente no tanque.

O caminhão foi retido para a retirada do emulador e troca da tampa do tanque do Arla e preenchido o recolhimento eletrônico do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) para a devida regulação do sistema SCR em oficina credenciada da marca.

Ao condutor, de 30 anos, foi feita uma ocorrência para o Ministério Público Estadual (MPE) apurar se houve crime ambiental e ao IBAMA para verificar infração administrativa ambiental.

Quer ver como é feita a fiscalização ambiental de caminhões antigos em que não é obrigatório o uso do Arla 32? Assista ao vídeo abaixo:

 

Por Wellington Nascimento

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados