segunda-feira, outubro 26, 2020
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Caminhoneiros denunciam pátio, empresa promete melhorias

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Você já teve que esperar para carregar ou descarregar o caminhão em um lugar precário? Infelizmente, ter de aguardar a carga em lugares sem estrutura adequada já faz parte da rotina de muitos motorista. Neste caso, caminhoneiros denunciam as condições de um pátio de espera no Mato Grosso e, após o vídeo ser divulgado nas redes sociais, houve repercussão por parte da categoria e da empresa envolvida.

Leia também: Caminhoneiros relatam apropriação indevida de salários por transportadora

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Imagem: Vídeo divulgado via Facebook/Arquivo pessoal

 

Entenda o caso

Tudo começou quando um motorista parou na unidade de Diamantino, no Mato Grosso, para descarregar. Debaixo de chuva, caminhoneiros tinham de se apertar em um espaço pequeno para se proteger da água. Por causa do calor, os veículos estacionados estavam com as cabines abafadas e quentes, o que impedia os motoristas de aguardar dentro do caminhão.

A mulher de um motorista fez um vídeo para mostrar a situação do local de espera disponibilizado pela ADM de Diamantino e o publicou. Clique aqui para assistir o vídeo, que repercutiu na web e agora está disponível no perfil de Gisele Vaz, conhecida na internet por cobrar direitos de caminhoneiros e suas esposas.

 

O que diz a ADM

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Capa do Código de Conduta da ADM | Imagem: ADM

Em seu site oficial, a ADM declara que possui um Código de Conduta, que estabelece alto padrão de honestidade e integridade para com todos os associados e empresas parceiras. No próprio código, a ADM declara que as normas se aplicam “a todos os funcionários, executivos, diretores, trabalhadores terceirizados e agentes da ADM, todas as divisões e todas as afiliadas, em todos os países”.

Além disso, é possível encontrar no documento que a ADM “jamais tolerará qualquer forma de retaliação contra você por ter feito uma denúncia de boa-fé sobre má-conduta real ou potencial”. Por isso, entramos em contato com a empresa para saber como o vídeo foi recebido.

Em nota, a ADM respondeu que a reivindicação está sendo analisada. Veja abaixo a resposta na íntegra:

“A ADM confirma que a reivindicação foi recebida e que está sendo revisada para determinar possíveis adequações no local. De acordo com a política da ADM, a empresa aceita e revisa qualquer reclamação ou sugestão de melhoria em relação a suas operações e localidades, e essa política foi confirmada junto à empresa subcontratada”.

Caminhoneiros relataram, poucos dias após a denúncia, que a empresa providenciou a reforma dos banheiros na unidade de Diamantino (MT). Entramos em contato novamente para confirmar a informação e a ADM respondeu que “está avaliando novas melhorias”, sem especificar quais são elas e como serão aplicadas.

 

Por Pietra Alcântara

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