sexta-feira, agosto 14, 2020
- Publicidade -

Caminhoneiros e o Youtube, uma ferramenta de treinamento e entretenimento

- Publicidade -
Se antigamente o motorista só tinha revistas, TV e o rádio PX para se informar, hoje, com a internet, ele pode encontrar informação em muitos outros lugares. Uma dessas opções é o Youtube. Como está cada dia mais barato ter um equipamento de filmagem, muitos motoristas aproveitam suas longas jornadas para criar conteúdo para outros motoristas e amantes das estradas. São os chamados Youtubers.

São diversos canais, cada um com variados tipos de conteúdos: dicas, curiosidades, belezas do caminho e tantas outras coisas.

A facilidade do Youtube permite ao motorista falar por si mesmo, mas quem assiste também deve ter atenção, afinal, como qualquer um pode criar um canal, também há os maus exemplos, os que postam vídeos fazendo manobras ilegais, como quebras de asa, os que fazem apologia a uma condução agressiva e os que não checam as informações que passam.

Mas para você que gosta de vídeos, vamos listar aqui alguns canais com conteúdos bacanas:

Vlog 18 Rodas – Esse é um dos maiores no Youtube hoje. Apresentado pelo Marcos Ténéré, natural de Santos/SP e que agora roda pelos EUA e mostra as diferenças entre a profissão por lá e por aqui. Ele, que começou fazendo vídeos para mostrar o dia a dia dele para a família, hoje tem quase 60 mil inscritos.

“No dia a dia dos meus vídeos eu mostro um pouco do meu trabalho, tento dar dicas de direção defensiva, falo sobre a logística dos EUA, mostro os caminhões americanos e principalmente os personalizados.”

Marcos dá inclusive dicas para quem pensa tentar a vida como motorista nos Estados Unidos (clique aqui para ver o vídeo). E já participou do Globo Estrada com o Pedro Trucão em uma de suas vindas ao Brasil.

Diário de Bordo de um Caminhoneiro – Jair José Pereira, que já está no trecho há 25 anos, também começou a fazer vídeos para mostrar seu dia a dia para a família. Outro motivo foi o tédio das longas esperas e horas sozinho. Mas de quando começou até hoje, sua vida mudou muito. Com mais de 45 mil inscritos em seu canal, hoje Jair é praticamente uma celebridade, onde passa alguém o reconhece e quer fazer uma foto ou bater um papo sobre estradas, inclusive pessoas que nada têm a ver com ela, o que mostra a força do segmento rodoviário.

“Para mim hoje é uma terapia. Como tenho muitos seguidores, agora tenho que ter cuidado com o que posto, é uma responsabilidade,  então acabei me tornando um motorista e uma pessoa melhor. Não tenho mais aquela agonia de carregar e sumir. A direção se tornou mais prazerosa, minha vida familiar melhorou, meu estado de espírito… tudo.”

Os vídeos do Jair mostram um pouco das cidades e locais por onde ele roda e também as mais diversas dicas, desde como usar o tacógrafo (clique aqui para ver), até a diferença de função da polícia rodoviária para a polícia civil (clique aqui para ver).


Cajau –
Cajau Antonelli é formado em direito e era servidor público até o ano passado. Como já gostava de estrada, era motociclista e começou a fazer vídeos voltados para esse público. Depois de uma viagem como carona em um caminhão, apaixonou-se de vez pelo trecho e decidiu largar tudo em nome da vontade de ser motorista profissional. Exatamente por ser novo no ramo, acaba sendo muito seguido por quem está começando, atrás de dicas para também cair na estrada e dar os primeiros passos na profissão.

“Nos meus vídeos eu costumo, com frequência, questionar comportamentos inadequados, como também critico veementemente comportamentos perigosos na direção de um veículo. Se eu conseguir mudar, para o bem, a personalidade de pelo menos 1 estradeiro, eu já terei motivos de sobra para contar para os meus descendentes que eu fiz diferença nesse mundo.”

Com mais de 12 mil inscritos em seu canal, Cajau costuma fazer vídeos de respostas aos questionamentos dos seguidores, por exemplo, como suspender os eixos quando o caminhão está vazio (veja aqui) ou como regular os freios (veja aqui). Foi ele, inclusive, quem sugeriu esta matéria e agora pretende, por ser bacharel em direito, fazer vídeos que tirem dúvidas jurídicas do pessoal.

Existem muitos outros canais, como o Vlog8rodas, o Clandestino Channel, o Fabio Brazuca, e tantos outros, cada um com seu estilo e tipo de conteúdo. Tem até uma lista dos Top 20 maiores canais de caminhoneiros Youtubers (clique aqui para ver).

Se você conhece mais algum interessantes, deixe aí nos comentários, e aproveite para dar uma olhada também no canal do Pé na Estrada no Youtube.

Por Paula Toco

Leia também:




13 veículos que só quem é motorista profissional conhece
 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados