segunda-feira, agosto 10, 2020
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Conheça o Starship, caminhão conceito da Shell

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Falamos por aqui dos caminhões do futuro, como o Tesla Semi – considerado o mais moderno do mundo – e o ET One, que também é 100% elétrico. A cada dia mais empresas investem em tecnologia para melhorar o setor de transporte de cargas e essa foi a vez da Shell, juntamente com a AirFlow Truck, que acabam de apresentar o caminhão conceito Starship.

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Segundo a Shell, o caminhão foi desenhado para que a empresa descubra o que é possível em termos de economia de energia para o transporte rodoviário de cargas. Por isso, ainda é um projeto em desenvolvimento.

As formas do caminhão já deixam claro seu propósito. O Starship possui formato aerodinâmico e é feito de fibra de carbono reforçada.  Isso inclui pára-choques, saias laterais, dianteiras e traseiras e até mesmo a cabine. O material promete entregar resistência e rigidez elevadas. 

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O veículo possui recursos eficientes de energia, como saias laterais completas para reduzir o arrasto e um painel solar de 5.000 watts na parte superior do caminhão, para acionar acessórios internos e reduzir a carga de energia. A AirFlow Truck, empresa que ajudou a dar vida ao veículo, é conhecida por ter construído anteriormente 2 veículos aerodinâmicos e eficientes em termos de consumo de combustível, o primeiro em 1983 e o mais recente em 2012.

O caminhão Starship possui peso bruto total de 11 mil quilos, quando totalmente carregado. Seu motor funcionará com o Shell Rotella T6 Ultra 5W-30, que é um óleo de motor API FA-4 de baixa viscosidade, pensado para melhorar a economia de combustível, o desempenho em altas e baixas temperaturas e atender aos requisitos de motores de baixa emissão, como o do Starship.

O caminhão também utilizará uma série de produtos lubrificantes Shell totalmente sintéticos. A Shell afirma que, a partir do projeto, poderá obter informações valiosas para a criação de óleos para motores de baixa viscosidade sem sacrificar o desempenho.

E você, qual a sua aposta para o futuro dos caminhões?

 

Por Pietra Alcântara com informações da Fleet Equipment

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