sexta-feira, setembro 18, 2020

Dono da carga é responsável pelo salário do motorista?

- Publicidade -

Quando a transportadora não paga o motorista, o dono da carga também deve ser responsabilizado? Com base numa decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), não. Como assim? Continue lendo e entenda o caso.

Leia também: Trechos da BR 116 no Ceará passam por recuperação

dono da carga decisao justica
Imagem: Pixabay

 

O caso

Na ação, o caminhoneiro empregado de uma transportadora pediu a condenação subsidiária de cinco empresas, donas das cargas que ele levava. Ele disse que trabalhava concomitantemente para todas, localizadas em São Paulo, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná, no transporte de seus produtos para cidades diversas.

Com base na regra da terceirização, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região chegou a condenar as empresas, ou dono da carga, a pagar as parcelas devidas. Porém, a decisão foi reformada pelo 1ª Turma do TST.

O relator do recurso, ministro Dezena da Silva, afirmou que, de acordo com a jurisprudência do TST, o transporte rodoviário de cargas tem natureza civil e, portanto, não se aplica à atividade a Súmula 331, regra que trata da terceirização. A decisão foi unânime.

As regras de terceirização do TST prevem que a responsabilidade subsidiária do tomador de serviços não podem ser aplicadas a esse tipo de contrato, considerado de natureza civil pois o motorista era empregado e não autônomo.

 

Adaptado de Consultor Jurídico

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados