sábado, dezembro 5, 2020

É sancionada lei que cria Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

- Publicidade -

Na quinta-feira, dia 11, a Lei 13.614, que cria o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, ou Pnatrans, foi sancionada. O objetivo dessa lei é, ao final do prazo de 10 anos, reduzir à metade, no mínimo, o índice nacional de mortos por grupo de veículos e o índice nacional de mortos por grupo de habitantes. Para isso será necessário o trabalho em conjunto de órgãos de saúde, de trânsito, de transporte e de justiça.

plano_nacional_de_reducao_de_mortes
A ação é uma iniciativa da PRF em parceria com a ANTT, a ATC e a Concessionária Rota do Oeste.

Cada um dos Estados da Federação e o Distrito Federal terão que atingir metas, fixadas pelo Contran, baseadas nas propostas fundamentadas dos órgão envolvidos, entre eles o Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

Veja também: O que fazer ao presenciar um acidente na estrada?

As metas fixadas serão divulgadas em setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, assim como o desempenho, absoluto e relativo, de cada Estado e do Distrito Federal no cumprimento das metas vigentes no ano anterior, detalhados os dados levantados e as ações realizadas por vias federais, estaduais e municipais.

A nova legislação altera o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, acrescentando o art. 326-A: “A atuação dos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, no que se refere à política de segurança no trânsito, deverá voltar-se prioritariamente para o cumprimento de metas anuais de redução de índice de mortos por grupo de veículos e de índice de mortos por grupo de habitantes, ambos apurados por Estado e por ano, detalhando-se os dados levantados e as ações realizadas por vias federais, estaduais e municipais”.

A Lei 13.614 passará a vigorar 60 dias após sua publicação, que aconteceu hoje no Diário Oficial da União.

 

Adaptado de Comunicação PRF

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados