quarta-feira, outubro 28, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Número de fatalidades no trânsito do Estado de São Paulo cai 12,2%

- Publicidade -

Na última terça-feira (19) foram divulgados os dados do Infosiga – Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito, mostrando que o número de fatalidades no trânsito foi 12,2% menor em agosto. Ao todo, foram 430 ocorrências no Estado em agosto deste ano, contra 490 registradas em agosto do ano passado.

No mês de agosto, o Infosiga SP registrou 430 óbitos nos 645 municípios do Estado de São Paulo, redução de 12,2% da comparação com 2016, que teve 490 ocorrências. No acumulado do ano, verifica-se redução de 3,1%. De janeiro a agosto, foram 3.746 fatalidades contra 3.867 no mesmo período de 2016, o que equivale a 121 vidas salvas no período. As informações são do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo de São Paulo que visa reduzir pela metade o número de óbitos no Estado até 2020. 

No caso dos acidentes com vítimas, que incluem também ocorrências sem fatalidades, houve redução de 11% no mês de agosto. Os índices apresentaram redução em todos os meses deste ano. No acumulado dos primeiros 8 meses de 2017, foram 7.657 casos a menos, redução de 6% (120.159 em 2017 e 127.816 em 2016).

Jovens com idade entre 18 e 29 anos são 30% das vítimas e os homens correspondem a 82% dos casos. Quase metade dos acidentes fatais no mês aconteceu entre sexta e domingo e à noite, entre 18h e 6h.

A redução nas fatalidade nesse mês enfatizam a importância de ações de conscientização para motoristas e pedestres. Esse mês, com a Semana Nacional do Trânsito, algumas instituições, com o apoio do Governo, estão promovendo ações sob o tema.

Semana Nacional do Trânsito

Nessa semana, que vai de 18 a 22 de setembro, o Governo do Estado está promovendo ações em apoio à Semana Nacional de Trânsito. Uma das ações, anunciada nessa semana, é a votação da criação do Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito. O anúncio foi feito na terça-feira (19), pela relatora do Plano na Câmara dos Deputados, deputada Christiane Yared.

Os deputados federais devem analisar, em Plenário, emendas dos senadores ao projeto que cria esse plano. Aprovada pela Câmara no ano passado, a proposta com o objetivo de reduzir à metade, no prazo de dez anos, o índice nacional de mortos em acidentes de trânsito no País, foi alterada no Senado.

fatalidades no trânsito
Ao todo o governo vai repassar R$ 110,5 milhões para 67 municípios conveniados | Imagem: Alexandre Carvalho / A2img

Duas emendas foram aprovadas pelos senadores: a primeira prevê a participação de municípios, estados e União tanto na fase de captação dos dados para elaboração do Plano, quanto nas etapas de sua avaliação e aplicação; a segunda emenda prevê a penalização das unidades da Federação que deixarem de cumprir as metas de redução de mortes trânsito, duplicando o percentual de cinco por cento da arrecadação das multas a ser destinado ao fundo de âmbito nacional para segurança e educação de trânsito.

As emendas do Senado ao projeto serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário da Câmara.

Até o fim da Semana Nacional do Trânsito, mais de mil ações de conscientização serão realizadas com apoio do Governo do Estado. As iniciativas serão desenvolvidas pelos municípios conveniados e também por órgãos como Detran.SP, Artesp, DER e Polícia Militar.

Por Pietra Alcântara com informações de Agência Câmara e Governo do Estado de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados