sábado, outubro 24, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Ford encerra produção e fecha fábrica em São Bernardo

- Publicidade -

Nesta quarta-feira, 30, Ford encerra produção na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Leia também: Aposentadoria – o que muda com a Reforma da Previdência?

fabrica da ford
Imagem: Divulgação

Desde o anúncio da decisão, em fevereiro deste ano, muito se falou sobre o destino da fábrica. A venda da unidade foi cogitada para o Grupo Caoa, mas até o momento a negociação não foi concluída.

Segundo a Ford, a razão para fechar a fábrica, após 52 anos de funcionamento, é a busca por um negócio mais rentável na região.

Ela empregava 2.350 funcionários no começo do ano. O coordenador do Comitê Sindical na Ford, Adalto Oliveira, falou sobre o que acontecerá com os funcionários da fábrica nos próximos dias.

A partir da quinta-feira, 31, a Ford inicia o processo de desligamento dos 650 trabalhadores da produção. Permanecem na planta até março cerca de mil trabalhadores dos setores administrativos, que serão mantidos pela montadora. A partir de abril, eles serão transferidos para uma nova sede na capital paulista. 

Em nota, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Miguel Torres, disse que repudia a decisão da Ford, a qual classificou como “irresponsável e perversa”.

Segundo ele, a empresa “só visa o lucro e despreza compromissos econômicos e sociais assumidos com a classe trabalhadora, a sociedade, o município e a região”. Torres destacou que outra montadora, a GM, também ameaçou fechar fábricas no Brasil e na América do Sul recentemente.

 

Por Pietra Alcântara com informações do G1 e ABC do ABC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados