quinta-feira, outubro 29, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

GenH2 Truck: conheça o caminhão da Mercedes movido a hidrogênio

- Publicidade -

Em 17 de setembro, a Daimler Trucks fez o lançamento mundial do veículo-conceito GenH2 Truck, da Mercedes-Benz, na Alemanha. O caminhão marca o início da propulsão por célula de combustível, com uma tecnologia que usa o gás hidrogênio para produzir uma corrente elétrica que alimenta o motor.

Leia também: Placa Mercosul desbotada, o que fazer?

GenH2 Truck
Conheça o GenH2 Truck, caminhão da Mercedes movido a hidrogênio | Imagem: Daimler/Divulgação

A montadora planeja começar testes do GenH2 Truck junto a clientes em 2023. A produção em série deverá ter início na segunda metade desta década. Graças ao uso de hidrogênio líquido em vez do gasoso, com sua maior densidade energética, o desempenho do veículo promete se igualar ao de caminhões movidos a diesel.

O lançamento faz parte da estratégia para eletrificação de veículos, atendendo desde a distribuição urbana até o transporte rodoviário de longas distâncias.

 

eActros LongHaul

genh2 truck
Imagem: Daimler/Divulgação

A Daimler também apresentou, pela primeira vez, uma prévia do caminhão para longas distâncias movido exclusivamente por bateria, o eActros LongHaul da Mercedes-Benz.

O veículo foi projetado para cobrir rotas regulares planejáveis de maneira eficiente quanto ao consumo de energia. A empresa planeja disponibilizar o eActros LongHaul para produção em série em 2024. Sua autonomia com a carga de uma bateria será de aproximadamente 500 quilômetros.

A montadora dará início, no ano que vem, à produção em série de um caminhão pesado movido puramente por bateria. A autonomia desse eActros de série, com apenas uma carga de bateria, promete ultrapassar a do protótipo de aproximadamente 200 quilômetros.

A Daimler pretende fazer lançamentos futuros de veículos desse tipo para os mercados norte-americano, japonês e para a Europa. Até 2022, o portfólio do grupo para essas regiões deverá incluir veículos de produção em série com propulsão elétrica por bateria.

A empresa também tem a ambição de oferecer somente veículos novos que sejam livres de emissões de CO2 para operações de transporte (conceito “do tanque à roda”) na Europa, América do Norte e Japão até 2039.

 

Adaptado de Mercedes-Benz

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados