terça-feira, outubro 20, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Jac Motors lança caminhão e picape elétricas no Brasil

- Publicidade -

A Jac Motors acaba de anunciar o lançamento nacional de dois veículos elétricos: uma picape cabine dupla e um caminhão com capacidade total de 7,5 toneladas e 4 ton de carga útil, os modelos iEV330P e iEV1200T.

Veja também: Primeira linha de caminhões elétricos Scania é lançada na Europa

jac motors
Caminhão elétrico iEV1200T, lançado no Brasil | Imagem: Jac Motors/Divulgação

O iEV1200T, que é um caminhão, tem PBT de 7.490 kg, potencia máxima de 177 cv e baterias de fosfato de ferro-lítio, com capacidade total de 96,8 kWh.

picape jac motors
Picape elétrica iEV330P | Imagem: Jac Motors/Divulgação

Já a picape iEV330P tem PBT de 3.000 kg, potencia máxima de 150 cv e baterias de fosfato de ferro-lítio, com capacidade total de 67,2 kWh.

Além da eletrificação, os lançamentos prometem redução do custo operacional com logística. A Jac Motors não especificou a porcentagem de redução no custo.

 

Elétricos da Jac Motors

A Jac Motors iniciou seus estudos sobre eletrificação em 2008 e atualmente estão na sétima geração dos veículos “iEV’s” (Intelligent Electric Vehicle – Veículo elétrico inteligente, em tradução livre).

Atualmente, a empresa é o quinto maior fabricante mundial de BEV (Battery Electric Vehicle – Bateria de veículo elétrico, em tradução livre) e possui 5% das vendas de todos os modelos 100% elétricos que são vendidos na China. 

Os modelos trazidos para o Brasil possuem os seguintes itens: 

  • baterias de fosfato de ferro-lítio (possuem maior densidade de carga que o íon-lítio e, por isso, são adequadas ao transporte de carga); 
  • sistemas eletrônicos e conectores utilizados em indústria aeroespacial; 
  • sistema de trava do cabo de recarregamento quando está sendo usado. Ele só libera do engate quando destravado pelo controle remoto de abertura das portas dos veículos; 
  • quadros de instrumentos com escala gráfica de “consumo instantâneo”, que permite ao usuário verificar todo o tempo se seu modo de guiar é econômico e o quanto se está aproveitando de regeneração das baterias; 
  • Serviço JAC Monitor: parte de um sistema de diagnóstico contínuo de monitoramento exclusivo para linha iEV. Todas as centrais eletrônicas do veículo serão monitoradas, principalmente todo o sistema de alta tensão, incluindo como exemplo o conjunto de baterias, motor elétrico e seu controlador.

 

Adaptado de Jac Motors

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados