terça-feira, novembro 30, 2021

Multas por toxicológico para CNH com validade em 2023 começam em novembro

A partir de 1º de novembro, condutores que tenham CNH com vencimento entre janeiro e julho de 2023 e que não estejam em dia com o exame toxicológico, já podem levar multas pela não realização do exame.

Quem precisa fazer o exame toxicológico?

O exame toxicológico é obrigatório para motoristas que possuem CNH C, D ou E. Motoristas de caminhões, ônibus e vans de até 69 anos, que tenham EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH, precisam realizar o exame a cada dois anos e meio e ao renovar a carteira de habilitação

Para quem tem 70 anos ou mais, o exame só precisa ser feito no ato da renovação da carteira. Mesmo caso para condutores que sejam habilitados nessas categorias, mas que não dirigem veículos que precisem de CNH C, D ou E.

Se o condutor roda em veículos que exijam essas categorias, mesmo que não seja a trabalho, o exame também precisa ser feito a cada dois anos e meio.

Motoristas com CNH A ou B que exercem atividade remunerada não precisam fazer o exame.

Calendário

Você que ainda não realizou o exame toxicológico dentro do prazo estabelecido, fique atento! Desde 1º de julho, motoristas de CNH com validade entre março de 2021 e dezembro de 2022 já estão sendo multados pela não realização do toxicológico.

Veja no calendário abaixo os próximos prazos para estar em dia com o exame de acordo com o mês de vencimento da carteira de habilitação.

Validade da CNH
DELIBERAÇÃO CONTRAN nº 222, de 27 de abril de 2021

Quem for pego dirigindo sem ter feito o exame no prazo estabelecido será penalizado com 7 pontos na CNH e multa de R$ 1.467,35. Além disso, terá a CNH suspensa por 3 meses e só poderá voltar a dirigir após realizar o exame. Quem não for pego, no momento da renovação da CNH, será multado no mesmo valor.

O exame pode ser feito em qualquer laboratório credenciado pelo Denatran, em qualquer região do Brasil. Não há a necessidade de fazer o exame no estado da CNH.

Tem mais dúvidas? Clique aqui e veja a resposta aos principais questionamentos do pessoal do trecho.

 

Por Wellington Nascimento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados