Na manhã deste domingo, 17 de maio, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou o fim do novo rodízio, que havia entrado em vigor na segunda-feira 11. Com a mudança, volta a valer o rodízio tradicional na cidade, onde cada veículo deixará de circular apenas um dia da semana, somente em horários de pico e apenas no centro expandido.

Caminhões já estavam excluídos da nova regra e seguem tendo que respeitar as regras anteriores de rodízio e restrições.

 

Críticas

 

A medida foi duramente criticada por aumentar as aglomerações no transporte público sem gerar aumentos consideráveis na taxa de isolamento da cidade, que continua abaixo dos 50%.

Esta é a segunda vez que a prefeitura muda estratégias de trânsito para tentar aumentar as taxas de isolamento. Anteriormente, Bruno Covas havia feito bloqueios em vias importantes, porém, com o aumento do trânsito e dificuldade de trabalhadores da saúde de chegarem aos seus destinos, a medida também foi suspensa.

 

Lockdown

 

Uma das formas de fazer com que a cidade alcance o índice de isolamento ideal (70%), seria decretar o Lockdown, ou tranca-ruas como tem sido chamado em português. Entretanto, o prefeito afirmou que essa decisão seria do governador do estado, João Dória.

 

Por Paula Toco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here