Aqui no Pé na Estrada recebemos muitas reclamações sobre o segmento de transportes. Os assuntos são os mesmos em todo canto do País: estradas ruins, falta de manutenção, falta de segurança, roubos, acidentes, salario baixo, falta de oportunidades, legislações e etc. Os motoristas reclamam muito que ninguém escuta o motorista, que ninguém pensa no motorista. Mas e o motorista, se faz escutar?

Uma das formas de dar voz à essas reclamações é a imprensa, onde estão o Pé na Estrada e outros veículos especializados. Outra maneira é fazer uso da mídias sociais. Mas e se o caminhoneiro começar a reclamar também diretamente com seus governantes?

Você mesmo, já usou o facebook, twitter ou outra ferramenta da internet para compartilhar fotos de estradas ruins, acidentes, situações de desrespeito ou queixas sobre legislação? Reclamar de alguma coisa nas redes sociais é até legal. Afinal a notícia espalha e muita gente vê o problema, mas dificilmente essas reivindicações chegam aos ouvidos de quem precisa. São os políticos que podem tomar alguma atitude real para mudar as condições de trabalho do motorista, mas como chegar a um deles?

Todos os governantes eleitos têm canais diretos para que a população entre em contato com eles. Quer reclamar de uma estrada Federal? Vá no Senado e na Câmara dos Deputados, a estrada é estadual? Para isso existem os deputados estaduais. O problema é no seu município? Existe a Câmara dos vereadores. Mande as fotos dos problemas que encontra, do que acha ruim no segmento. Se um único motorista entrar em contato, pode ser que nada aconteça, mas são mais de 2 milhões de caminhoneiros no Brasil. É bom também não esquecer em quem você votou, para depois ter de quem cobrar, embora você possa cobrar de qualquer político eleito.

Ai Paula Toco, mas que coisa mais chata isso de política… Pode não ser tão divertido quanto futebol, mas faz muito mais diferença na vida de cada um. E conhecer os seus direitos de cidadão e exercer o seu papel, são as melhores armas que o povo tem para melhorar sua qualidade de vida.

Então vamos lá: quer falar com algum deputado federal? Vá no www.camara.gov.br , na coluna central da página você escolhe um deputado e pronto, tem nome, foto, telefone e e-mail dele. Também pode acompanhar tudo que ele faz. Projetos que vota, há quanto tempo está no poder e tudo mais que você queira saber.

Quer falar com um senador? www.senado.gov.br, e é a mesma coisa, ali encontra todos os dados de todos os senadores. E a presidente, dá pra falar com ela? Dá. www.planalto.gov.br – na aba fale com a presidenta. Vá no site do seu estado para falar com os deputados estaduais. E vá no site da câmara de vereadores da sua cidade para falar com eles.

Vai compartilhar uma foto de estrada ruim no facebook? Compartilhe com eles também.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here