quarta-feira, outubro 28, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Pernambuco tem média de 1,5 roubos de carga por dia

- Publicidade -

O número de roubos de cargas em Pernambuco diminuiu 1,36% em 2019, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). Ainda assim, o estado do Pernambuco tem média de 1,5 roubos de carga por dia.

Veja também: Logística do roubo de cargas é mais eficiente que de muitas empresas

Em 2019, a SDS registrou 579 roubos de carga no estado. A situação de insegurança tem deixado os motoristas de caminhão traumatizados na região.

Para fugir dos ladrões, muitos deles têm evitado as estradas às noite. Durante o fim de semana, por exemplo, motoristas e funcionários de uma mesma empresa foram vítimas durante o transporte de mercadorias, em ocasiões diferentes, segundo o G1.

 

Menos roubos no Ceará

Já no Ceará, estado vizinho, os números de roubos de carga divulgados pela Secretaria da Segurança Pública caíram. No acumulado dos 11 primeiros meses de 2019, comparados ao mesmo período de 2018, a queda chega a 63%, segundo registros da Polícia Civil.

A Secretaria de Segurança atribui a queda ao uso de estratégias que envolvem videomonitoramento e o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (SPIA). Em 2018, foram 235 casos de roubo de cargas no estado. De janeiro a novembro de 2019, foram 87.

O roubo de cargas é um crime mapeado. Isso quer dizer que os assaltantes planejam e escolhem lugares mais propícios para se efetuar o roubo. Segundo Anderson Fagundes, representante da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (ABSEG), o Brasil está entre os 3 países mais perigosos para cargas, junto com o México e a África do Sul.

Pensando nisso, uma das saídas é o mapeamento de locais em que o roubo de carga é mais comum, o que pode possibilitar ações específicas da polícia nesses lugares.

 

Por Pietra Alcântara com informações do G1 e Secretaria da Segurança Pública

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados