sistema_holográfico_navegação_gps

Os Estados Unidos são o primeiro mercado comercial a receber um dispositivo de telemática que aplica tecnologia aeroespacial em navegação terrestre. O WayRay Navion é um sistema de navegação de realidade aumentada que projeta imagens holográficas do GPS e notificações de direção no para-brisas do carro.

O sistema foi desenvolvido pela WayRay, uma startup suíça dedicada ao avanço da telemática em carros conectados, e da Orange Business Services, operadora global de telecom e integradora de soluções de TI dedicada a serviços B2B.

A Orange Business Services fornece conectividade sem fio e gerenciamento de serviços para toda a frota americana da WayRay. Isso permite que os carros que utilizam o WayRay Navion possam receber, enviar, acompanhar e mostrar dados. O escopo da rede internacional da Orange garante acesso em qualquer lugar dos EUA, com uma opção que permite a WayRay fácil expansão para outras regiões do mundo, como Ásia e Europa.

“Isso é inovação real que pode mudar a maneira como os carros são conduzidos, salvar vidas e nos deixar um passo mais próximos de automóveis independentes, sem necessidade de motorist”, disse Vitaly Ponomarev, Fundador e CEO da WayRay.

Como funciona?

O WayRay Navion traz a realidade aumentada para dirigir sem a necessidade de óculos ou capacete, que poderiam prejudicar o campo de visão. Um mini projetor, que se encaixa no topo de qualquer painel, projeta uma imagem holográfica sobre o para-brisa do carro. A imagem se sobrepõe à estrada real com a linha de percurso virtual – o que ajuda os motoristas a não tirar os olhos do para-brisa ou distrair-se olhando para o GPS. O dispositivo utiliza controle por gestos e voz para uma experiência de condução sem esforços.

Segundo o fabricante, será possível ainda usar o para-brisa quase como a tela de seu cellular, ver redes sociais, attender chamadas e outros, mas apenas quando o sistema entender que é seguro fazer essas operações.

Por enquanto ainda é experimental, para carros e apenas nos EUA, mas é uma grande mudança que deve chegar ao Brasil.

E você, o que acha do novo sistema? Deixe seu comentário abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here