segunda-feira, agosto 10, 2020
- Publicidade -

Quando o tacógrafo é obrigatório?

- Publicidade -

O Registrador Instantâneo Inalterável de Velocidade e Tempo, ou tacógrafo, é um equipamento obrigatório para os veículos de carga e passageiros segundo resolução do Contran. Mas esse aparelho é obrigatório para todos os veículos? Essa é uma dúvida comum entre os estradeiros, como foi o caso do parceiro Rodrigo Moraes, de Diadema, que nos trouxe uma pergunta sobre o tema durante uma transmissão ao vivo na FanPage do Trucão.

Tenho um Mercedes 1113 toco, ano 75. É obrigatório o uso do aparelho de tacógrafo?

Segundo o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro e as resoluções 14/98, 87/99 e 92/99 do Contran, o uso tacógrafo é obrigatório nos veículos:

  • De carga com Peso Bruto Total (PBT) superior a 4536 kg, fabricados a partir de 01 de janeiro de 1991;
  • De carga com Peso Bruto Total (PBT) superior a 19 toneladas independentemente do ano de fabricação
  • De transporte de escolares;
  • De transporte de passageiros com mais de 10 lugares;
  • De transporte de produtos perigosos.

Ou seja, o seu Mercedes 1113 não precisa de tacógrafo, já que o ano do veículo é 1975 e ele é toco.

Ainda segundo o Contran, estão isentos do uso de tacógrafo os veículos:

  • De carga com Capacidade Máxima de Tração (CMT) inferior a 19 toneladas e fabricados até 31 de Dezembro de 1990;
  • De carga fabricados a partir de 01 de Janeiro de 1999 que tenham peso bruto total (PBT) inferior a 4536 quilogramas;
  • De transporte de passageiro ou misto, desde que licenciado na categoria particular e que não realizam transporte remunerado de pessoas.

 

Por que o tacógrafo é tão importante?

Esse aparelho indica e registra, de forma simultânea, inalterável e instantânea a velocidade e a distância percorrida pelo veículo em função do tempo decorrido. Deste modo, pode-se obter dados como o tempo de trabalho do motorista, de parada e o que ele permaneceu dirigindo.

Dentro do aparelho é colocado um disco diagrama que registra dados importantes, como as velocidades desenvolvidas pelo veículo, intervalos de tempo parado, deslocamento e distâncias percorridas. Todas as informações contidas no diafragma são aceitas e utilizadas legalmente em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.

 

Para assistir a transmissão completa, clique aqui.

 

E você, tem alguma dúvida sobre o trecho? Comente aqui!

 

Por Pietra Alcântara com informações do O Carreteiro

16 COMENTÁRIOS

  1. Tenho Caminhão Foton Minitruck com capacidade de 3.500Kg o qual utilizamos para entrega de GLP. Minha dúvida seria da obrigatoriedade de utilizar Tacógrafo.

    • Tenho a mesma dúvida. Tenho na minha empresa uma Van com PBT inferior a 4,5T e outras para 10 passageiros, ambas vieram com o equipamento tacógrafo de fábrica. Gostaria de saber se neste caso é opcional ou obrigatório.

  2. olá boa tarde gostaria de saber, rigorosamente porque gosto de andar dentro da lei. eu tenho uma grand besta gs 2005 15 lugares placa particular, saio somente com minha familia e alguns irmaos de igreja é obrigatorio o uso do tacógrafo.

  3. O MB 1113 ano 75 toco precisa de tacografo sim! Pois a lei só dispensa veiculos com o CMT menor que 19 ton. e o CMT do 1113 é exatamente 19 ton

  4. Bom dia eu tenho uma caminhão 3/4 710 ano 1998/1998 a capacidade de PBT e de 6.700 kl ela e bau vazia 4.200 a capacidade de carga e 2.500 kl e obrigatório usar o tacógrafo

  5. Eu tenho uma dúvida..
    Ando em um caminhãozinho ( iveco daly )de vidro
    A capacidade bruto de peso pra ele é
    3000 kg , é necessário o uso do tacógrafo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados