sábado, outubro 31, 2020
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T/pod – caminhão sem cabine começa a rodar em rodovias suecas

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Já faz um tempo que só o que se fala no transporte é em eletrificação e veículos autônomos. Em sua grande maioria, as soluções elétricas são para veículos pequenos e as autônomas rodam em ambientes fechados. Não é o caso do T/pod, um caminhão médio que começou a rodar semana passada na Suécia. O T/pod é um caminhão sem cabine, mas não necessariamente sem motorista.

Caminhão sem cabine, mas com motorista

O T/pod foi criado pela startup sueca Einride. Em parceria com a empresa estatal alemã de logística, a DB Schenker, a startup desenvolveu um produto totalmente elétrico, que não emite poluição ao rodar e nem faz barulho. Ele também dispensa o motorista no local. Como a Suécia (e a Europa como um todo) vive uma fase de escassez desse tipo de mão de obra, com o T/pod, um único motorista pode controlar, de uma central, até dez caminhões de uma vez.

Na escala SAE, que vai de 0 a 5 e define o grau de autonomia de um veículo, o T/pod está no nível 4. O nível 0 corresponde a grande maioria dos veículos que temos hoje, com o motorista tomando todas as decisões. O nível 5 seria a autonomia completa, sem nenhuma interferência humana. Como o T/pod pode ser controlado a distância por um “motorista”, ele se encaixa no nível 4.

Rodando em áreas abertas

Assim como todos os veículos do gênero, o T/pod precisou fazer uma série de testes em áreas fechadas mas, em março, a Agência Sueca de Transporte concluiu que ele está apto a operar de acordo com as legislações de trânsito do país. A permissão é para que o veículo rode por áreas industriais, normalmente regiões com menor fluxo. O T/pod deve transitar em uma área fechada entre o centro de distribuição e o terminal de cargas da DB Schenker, na cidade de Jönköping, a 300km de Estocolmo.

Esse é o começo, mas a licença da Einride vai até dezembro de 2020. A meta da empresa é ter 200 T/pods na rua até lá, fazendo uma rota de 200 km que liga Gotemburgo a Helsingburgo.

Demonstração pública do T/pod
Demonstração pública do T/pod

Como garantir a segurança?

Além da pessoa que fica na central controlando o veículo, ele é equipado com uma série de radares, câmeras e sensores, que captam outros elementos ao redor do veículo a grande, média e curta distância.

Radares, sensores e câmeras do T-pod
Radares, sensores e câmeras do T/pod
Alcance dos radares e sensores
Alcance dos radares e sensores

T/log

Além do T/pod, a Einrise dispõe também do T/log, um caminhão também médio, porém com carroceria aberta e preparado para o trabalho fora de estrada.

T/log - a versão fora de estrada
T/log – a versão fora de estrada

Veja abaixo as principais características dos dois veículos.

T/pod

T/pod

Capacidade de carga: 15 europaletes

Autonomia: 200 km

Velocidade máxima: 85 km/h (controlada eletronicamente)

Capacidade da bateria: 200kWh

Tamanho: 7 x 2,5 m

Peso Bruto Total: 26 toneladas

 

T/log

T/Log

Capacidade de carga: 16 toneladas

Autonomia: 200 km

Velocidade máxima: 85 km/h (controlada eletronicamente)

Capacidade da bateria: 300kWh

Tamanho: 7,3 x 2,5 m

Peso Bruto Total: 26 toneladas

 

Por Paula Toco

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