segunda-feira, agosto 10, 2020
- Publicidade -

Transferi a CNH de estado e o curso não veio junto. E agora?

- Publicidade -

O processo de atualização da Carteira Nacional de Habilitação, independente do motivo, pode parecer complicado. A transferência da CNH de estado, que nada mais é do que a atualização das informações do condutor, foi o tema de uma pergunta feita pelo parceiro William Badaró. No caso dele, após a mudança, ele perdeu o registro do curso de Movimentação de Produtos Perigosos, o MOPP.

cnh de estado
Imagem: Tirar habilitação

A transferência da carteira de motorista deve ser solicitada toda vez que um condutor passar a residir em um município de uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) diferente da qual foi registrado na sua CNH. Saiba mais em: Posso mudar a CNH de estado?

Durante uma transmissão na rádio Web Estrada, William enviou ao vivo sua pergunta sobre o assunto. Ele diz:

“Minha CNH em Minas Gerais tinha MOPP. Fiz uma transferência para o Rio de Janeiro e, nessa, o curso MOPP não veio junto. O que devo fazer?”

Para responder à pergunta, entramos em contato com o Detran RJ e passamos os dados do William para que o órgão verificasse seu caso em específico.

O curso MOPP não foi transferido para CNH pois foi renovado após a emissão da carteira de habilitação. Confira a explicação do Detran:

O Detran RJ informa que a carteira de habilitação de Wiliam Badaró foi emitida no dia 29 de março de 2018. Na ocasião, o departamento verificou que o curso MOPP do condutor estava fora de validade, e por esse motivo, não foi registrado na CNH.

Então antes mesmo de transferir a CNH para outro estado, segundo o Detran, o documento não possuía o registro do curso MOPP, já que foi atualizado após a emissão da carteira. E para resolver essa situação, o que o William deve fazer?

Segundo o Detran RJ, ele deve fazer o agendamento de alteração de dados junto ao órgão, para que o registro seja acrescentado à CNH.

 

Curso na CNH

Mas você sabia que não é obrigado a ter o curso registrado na carteira de motorista? Existe uma outra maneira de comprovar que você possui algum curso em dia.

Você pode solicitar uma certidão de prontuário da CNH. Esse documento informa o histórico do condutor, a existência ou não de processos, bloqueios ou impedimentos administrativos e ainda comprova a mudança de categoria e a realização de cursos de capacitação na área de trânsito, além do local e data de emissão da CNH. Para saber mais, clique aqui.

 

Renovação do MOPP

O curso tem validade de 5 anos. Quando vence, para renovar é preciso fazer tudo de novo? Trucão responde neste vídeo.

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados