Novo Volksbus 8160 OD

Como mostramos semana passada (clique aqui para ler), os ônibus escolares vêm deixando de ser um mercado de segunda ou terceira vida do veículo para se tornar vocação principal dele. Esse foco no estudando, trazido principalmente pelo programa Caminho da Escola, está abrindo outra porta, a da acessibilidade. Cada vez mais os ônibus destinados ao transporte de crianças e adolescentes estão preparados para receber aqueles que têm mobilidade reduzida, e isso ajuda na inclusão de todos no sistema de educação.

Uma das provas dessa tendência é o lançamento que a MAN Latin America fez este mês. O Volksbus 8.160 OD foi apresentado ao mercado em configuração piso-baixo e suspensão pneumática. O modelo estreia exatamente com entregas ao programa federal Caminho da Escola, que devem ser realizadas ao longo deste ano.

Desenvolvido especialmente para vias urbanas de difícil circulação, traz entre-eixo de 5.000 mm e possibilita a construção de carrocerias de até 7.700 mm, permitindo a opção de portas em ambos os lados e acomodação de até três boxes para cadeirantes.

O modelo utiliza motor Cummins ISF de 3,8 litros, atende ao Euro 5 com com sistema de pós-tratamento de emissões SCR, aquele que usa o Arla 32, e possui transmissão ZF S5 420 de cinco marchas. O veículo é recomendado para operações que incluem transporte escolar e as linhas alimentadoras e distribuidoras.

A MAN Latin America foi a primeira empresa a oferecer micro-ônibus com piso-baixo, configuração disponível também para o Volksbus 9.160 OD. Entre as principais vantagens dos micro-ônibus, estão melhor trânsito em vias urbanas, já que os modelos são pequenos e ágeis, rapidez na entrada e saída de cadeirantes – de 20 segundos, em média – e autonomia e inclusão das pessoas com necessidades especiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here