quarta-feira, setembro 23, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Volvo lança novo VM 32 toneladas vocacional

- Publicidade -

Nascido da tendência de veículos específicos para cada aplicação, o novo VM 32 toneladas foi uma construção conjunta da Volvo com alguns clientes. Como já tinha acontecido com o VM canavieiro que conhecemos ano passado (clique aqui para conhecer o canavieiro).

Este fora de estrada vem para atender um segmento que cresce no Brasil, o da faixa de 30 a 33 toneladas.

Volvo VM 32 toneladas é focado na construção civil
Volvo VM 32 toneladas é focado na construção civil

Vocação fora de estrada

Foi desenvolvido principalmente para o uso na construção civil com caçambas. O caminhão é 6×4 e vem equipado com a mesma caixa I-Shift e eixos traseiros do FMX, linha fora de entrada da montadora.

Veio dos clientes o pedido por redução nos cubos e também do bloqueador de diferencial, que não deixa o veículo atolar mesmo em terrenos extremamente acidentados.

Bloqueio de diferencial

Ainda por conta do tipo de terreno que roda, o VM 32 toneladas é 10 centímetros mais alto do chão que sua versão rodoviária. Possui maior ângulo de ataque e diversos protetores na parte inferior para evitar que peças importantes se danifiquem com pedras soltas e outras situações da aplicação. A cuíca do freio é virada para cima, também para aumentar o vão inferior.

vão inferior

Conforto

O motor pode até ser o coração do caminhão, mas o motorista é o cérebro. E como em aplicações fora de estrada o caminhoneiro é submetido a condições muito severas,  o investimento no conforto é tão importante.

O novo VM vem equipado com caixa I-Shift, que já retira do motorista o esforço de fazer trocas constantes de marcha. A suspensão do banco busca amortecer os impactos do solo irregular. Nos testes da marca, motoristas também identificaram boa área de visão e baixo ruído na cabine.

cambio I-shift

Economia e disponibilidade

Principalmente em época de crise, caminhão que gera economia e não fica parado pra manutenção é bem cotado. Segundo a montadora, o veículo foi construído pensando nisso. Por exemplo, a suspensão traseira é composta de feixe de molas semielípticas e projetada para suportar 24 ton, mas em caso de necessidade, é possível trocar apenas uma das lâminas. Os freios a tambor Z came também prometem maior durabilidade das lonas, além de maior capacidade de frenagem.

Outro fator importante é a tara do caminhão, que, segundo a montadora, é até 1 tonelada menor que outros produtos na mesma faixa, aumentado a capacidade de carga.

VM 32 ton

Aplicação

Apesar de ter sido pensado para caçamba, o VM 32 toneladas pode receber tanque, guindaste e outros implementos.

Aliás, uma dúvida muito comum que chega pra gente é: como escolher um caminhão? E a dica aqui é prestar atenção na aplicação que a montadora indica para cada veículo. E se você ficar na dúvida, não titubeie, procure a montadora que você está cotando para que ela te dê uma consultoria.

Porque muita gente compra um caminhão para 26 toneladas e quer colocar mais de trinta, sem fazer a conta de quanto isso gera de manutenção e tempo parado para a manutenção. Por isso, pesquise antes de decidir. As montadoras estão aumenta seu leque de produtos e focando no vocacional. Quem ganha com isso é o transportador, que já consegue ter uma máquina voltada para o seu uso específico.

A matéria completa sobre este lançamento você vê no Pé na Estrada do dia 19/06/2016.

Por Paula Toco

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados