Consumo de combustível aumenta na chuva?

consumo_de_combustivel_na_chuva

Os períodos de chuva no Brasil geralmente começam em outubro e vão até janeiro, podendo se estender até abril dependendo da região do país. Pensando no início dessa temporada, o parceiro Carlos Eduardo nos enviou uma dúvida sobre consumo de combustível durante uma chuva.

Veja também: 8 PRÁTICAS QUE PODEM ACABAR COM SEU CAMINHÃO

A pergunta foi:

Caminhão gasta mais quando tá chovendo?

Na teoria, gasta sim. Engenheiros da Mercedes-Benz Caminhões explicam que esse aumento do consumo de combustível na chuva é praticamente imperceptível. “Uma acelerada brusca com o chão seco pode gastar mais do que um dia de chuva”, brincam. Mas por que isso acontece?

Existem algumas explicações:

A chuva cria uma resistência ao rolamento, o que desacelera o veículo mais do que o normal, gastando um pouco mais de combustível.

O consumo também pode aumentar devido a aparelhos usados pelo veículo. Normalmente quando está chovendo, há maior consumo elétrico, porque os limpadores de pára-brisas e o ar condicionado estão ligados. Inclusive, o trânsito aumenta, ampliando o tempo de trajeto, o que consequentemente aumenta o consumo de combustível.

Leia ainda: 7 cuidados para rodar na chuva

 

Como economizar?

O combustível responde por cerca de metade do custo de operação do caminhão. Por isso a direção econômica é tão importante – ela pode garantir para o estradeiro um lucro maior no fim do mês. Existem algumas maneiras de se economizar combustível e nós listamos três delas:

 

1. Ter os pneus sempre calibrados

DETALHES DO ANEXO  consumo_de_combustivel_pneus_destaque.jpg 8 de novembro de 2018 229 KB 1904 × 1284 Editar imagem Excluir permanentemente URL http://trucao.com.br/wp-content/uploads/2018/11/consumo_de_combustivel_pneus

Não calibrar regularmente os pneus faz com que eles fiquem mais aderentes ao chão, é quase como andar levemente freando. Aí o motor precisa trabalhar com mais força para descolar o veículo e se usa mais força, gasta mais combustível. Especialistas afirmam que o consumo aumenta entre 20 e 25%.

 

2. Não exceder o peso limite do caminhão

Segundo o Departamento de Eficiência Energética dos EUA, cada 40 quilos extras impactam em 2% de aumento no consumo de combustível. Além de gastar mais, o excesso de peso também prejudica o funcionamento do bruto, causando desgaste prematuro dos componentes como conjuntos de suspensão, direção e freios.

 

3. Dirigir em velocidade média

excesso_de_velocidade

Veículos têm uma taxa ótima de aproveitamento do combustível rodando em velocidades entre 40 e 70km/h. Acima disso, o caminhão passa a gastar mais que o necessário. A partir de 88 km/h esse consumo cresce muito, em média 1% para cada 1km/h a mais. Ou seja, se você subir a velocidade para 100km/l, está gastando 12% a mais de combustível para percorrer a mesma distância.

Ouça o podcast: ACIDENTES EM SP E CHUVA NA ESTRADA

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as sextas-feiras na página de Pedro Trucão e na Web Estrada, também às 12h30.

 

Por Pietra Alcântara

1