Existem empresas brasileiras que investem na formação de motoristas?

formação de motoristas

Aqui na Trucão e no Pé na Estrada sempre enfatizamos o quanto a formação de motoristas é importante, além de sempre se atualizar com cursos durante a carreira e sempre investir em conhecimento. Esse assunto inclusive foi sugerido pelo parceiro Everton Silva durante uma transmissão ao vivo no Facebook do Pé na Estrada:

Fale sobre a formação de motoristas dentro das próprias empresas. Há empresas que o fazem em São Paulo, por exemplo?

Infelizmente, não há incentivo político para as empresas investirem na formação de motoristas, nem mesmo estímulo fiscal para empresas interessadas em investir em seus funcionários, oferecendo treinamento para àqueles que desejam tornar-se profissionais do volante. Existem alguns centros de treinamentos como a Fabet e a Centronor, ambos particulares. Essa é uma opção pela qual transportadores podem recorrer ou ainda desenvolver dentro de seus pólos plataformas de ensino, como é o caso do Grupo JSL.

O Grupo oferece cursos para profissionais sem experiência que queiram começar no mercado de trabalho. Não há limite de idade para inscrição no curso e os requisitos são simples: ter mais de 21 anos, ter a CNH na categoria E e paixão pela profissão de caminhoneiro. O curso tem duração de 177 horas entre aulas teórica e prática e dá enfoque para a segurança do motorista e da carga. O repórter Jaime Alves falou sobre o assunto recentemente no Pé na Estrada – clique aqui para assistir.

Apesar desse tipo de iniciativa não ser nada comum em terras brasileiras, sabemos que em outros países a história é diferente. A Tya, uma entidade sueca, é um exemplo isso. A empresa promove um evento para treinamento de novos motoristas, que inclui cursos para treinamento e competições, atraindo muitos jovens para o segmento. Pedro Trucão esteve por lá e você pode assistir a matéria clicando aqui.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

 

Por Pietra Alcântara

1