Motorista profissional também pode ter a CNH suspensa por 6 meses?

CNH suspensa

Nenhum motorista profissional gostaria de ficar 6 meses sem sua CNH, certo? Agora, quem atingir 20 pontos tem a CNH suspensa por 6 meses, no mínimo. Isso devido à uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro, que aumentou o tempo de suspensão à partir desse mês.

Durante a última live do Pé na Estrada, o parceiro Elias Xavier fez uma pergunta sobre essa recente mudança. Ele disse:

Gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar sobre a nova resolução que diz que ao somar 20 pontos, a carteira ficará suspensa por 6 meses. Para nós, profissionais, haverá alguma solução caso tenha a CNH suspensa?

Bom, Elias, seja motorista profissional ou não, a pessoa não fica isenta de cumprir a punição de no mínimo 6 meses de suspensão da CNH caso chegue aos 20 pontos. Para quem depende da habilitação para trabalhar, resta se esforçar ao máximo para não chegar aos 20 pontos em um período de 1 ano, o que beneficia não só o motorista mas a boa convivência nas estradas.

Na teoria, há um curso de Reciclagem para Motoristas Profissionais, que pode ser feito quando o motorista que tem categoria C, D ou E chegar aos 14 pontos na habilitação, evitando assim ter sua carteira suspensa posteriormente. Mas, devido ao fato do Contran ainda não ter regularizado a medida, que foi sancionada em 2015, esse curso ainda não está disponível.

Já falamos sobre esse assunto por aqui e sobre o que pode ser feito para que a regulamentação do curso ocorra logo. Para ler a matéria, clique aqui.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

 

Por Pietra Alcântara

1