Posso dirigir um caminhão basculante com CNH C?

caminhão basculante

As diferentes categorias para carteira de habilitação sempre geram dúvidas em quem quer ingressar na carreira de motorista profissional e até mesmo em quem tem anos de estrada. Lá no Pé na Estrada, respondemos algumas dúvidas sobre o assunto nos posts “O que posso dirigir com cada categoria de CNH?” e “13 dúvidas sobre CNH – o que dirigir com cada categoria”. Além disso, sempre que algum parceiro nos traz uma dúvida desse tipo, procuramos responder.

Na última transmissão ao vivo no Facebook do Pé na Estrada, foi a vez do parceiro Bruno Leonardo levantar uma dúvida sobre o tema. Ele pergunta:

Um amigo meu foi barrado para trabalhar em uma empresa para dirigir um caminhão truck basculante, por ele ter CNH C. Pode isso?

Bruno, tudo depende do tipo de caminhão que seu amigo teria de dirigir para essa vaga. Lembrando que a CNH de categoria C habilita o motorista a dirigir veículos motorizados utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total seja maior que três mil e quinhentos quilos. Sendo assim, um caminhão truck basculante se encaixa nessa categoria e seu amigo poderia dirigi-lo possuindo a CNH C.

caminhão basculante

Agora, se a vaga fosse para dirigir um caminhão com um implemento basculante, a história é outra. Nesse caso, seu amigo precisaria da categoria E. A categoria E da CNH habilita motoristas à dirigirem combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total.

Ao que tudo indica, seu amigo poderia sim dirigir um caminhão truck basculante com a categoria C.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

 

Por Pietra Alcântara

 

1