Preciso de CNH D para dirigir um caminhão?

cnh

“Preciso de CNH D para dirigir um caminhão?” – essa é a dúvida de muitos estradeiros quando, na hora da contratação, o empregador dá prioridade ou exige que o motorista tenha essa categoria. Você já passou por isso?

Em situações como essa, muitas vezes possuir a CNH com categoria C já bastaria para a vaga, já que ela abrange veículos motorizados utilizados em transporte de carga, cujo o bruto total é igual ou maior que 3.500 kg. A categoria D só diz respeito ao transporte de passageiros. Então qual é a justificativa?

As dúvidas sobre as diferentes categorias de CNH sempre rendem assunto aqui no site do Trucão e também no Pé na Estrada. Respondemos algumas dúvidas sobre o assunto no post “O que posso dirigir com cada categoria de CNH?”

Recentemente falamos também sobre qual CNH o motorista precisa ter para dirigir um caminhão basculante. Você sabe a resposta? Clique aqui e confira.

CNH C x CNH D

A grande diferença entre uma categoria e outra está na idade para obtê-la: enquanto a categoria C pode ser obtida com 19 anos, a D exige que o motorista tenha no mínimo 21 anos. Por isso, muitas transportadoras preferem motoristas com a categoria D, pois assim a pessoa, de certa forma, já tem alguma experiência dirigindo comprovada. Outra razão para essa exigência é a falta de conhecimento por parte das transportadoras – ainda é possível encontrar muitos RHs que simplesmente não sabem que a categoria C já habilita o condutor à dirigir truck, bitruck e caminhão com placa vermelha.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

 

Por Pietra Alcântara

1