Posso mudar a categoria da CNH gratuitamente?

mudar a categoria

Já falamos por aqui sobre os projetos de CNH Social, disponíveis em alguns estados do Brasil, que oferecem a carteira de motorista gratuita para pessoas de baixa renda. Na maioria das vezes, esses programas englobam quem nunca tirou CNH, para que possam ter a primeira habilitação. E no caso de quem quer se profissionalizar e mudar de categoria, mas não tem condições de pagar pela mudança, existem alternativas como essa?

Esse foi o tema da pergunta do Luismar Sousa, que foi respondido pelo parceiro Edu. Durante uma transmissão ao vivo no Facebook, o Luismar perguntou:

Trucão, gostaria de saber se essa informação de tirar CNH gratuita é real e qual seria o procedimento.

Antes que nós respondessemos, o parceiro Edu comentou logo abaixo:

Fiz a mudança de categoria sem custo algum, no Sest Senat de Guarulhos há 1 ano.

Vamos por partes. Sobre a pergunta do Luismar Sousa, já respondemos por aqui, na matéria Existe CNH gratuita? Sugerimos que você dê uma olhada no artigo para ver se você pode adquirir o benefício da CNH gratuita, afinal sim, ela é real!

Para você que viu o comentário do Edu e também quer saber: como faço para mudar de categoria gratuitamente? A gente te explica:

 

Inserção de novos motoristas

O Sest Senat possui um projeto chamado Habilitação Profissional para o Transporte – Inserção de Novos Motoristas, que concede a mudança de categoria da CNH para C, D ou E. A iniciativa é totalmente financiada pelo Sest Senat, sem qualquer custo para os participantes. No próprio site da entidade, sempre que vagas são abertas, um aviso é disponibilizado. Por isso, é importante sempre checar o site para não perder nenhuma oportunidade. Outra dica é ficar de olho nas vagas remanescentes, que também são divulgadas no site, em menor número.

 

Quem pode participar?

Os interessados devem ter de 21 a 50 anos, comprovar renda, ser alfabetizados e não ter cometido infração de trânsito grave ou gravíssima ou ser reincidente em infração média nos últimos dois meses.

Mais de 2.500 condutores já concluíram todas as etapas do projeto do projeto Habilitação Profissional para o Transporte e já estão com as suas CNHs nas categorias C, D ou E em mãos. Dentre os inscritos para participarem do Projeto, 13.775 pessoas já foram selecionadas, assinaram o Termo de Adesão e estão dando andamento ao processo para a mudança de categoria da CNH.  O objetivo da entidade é contribuir para aumentar as possibilidades de emprego e renda para essas pessoas e disponibilizar mais motoristas profissionais no país.

As etapas do processo incluem a participação em curso especializado, a realização de exames de aptidão física e mental, o curso teórico técnico e de prática de direção veicular, além do exame de direção para a mudança da CNH. Os projetos são desenvolvidos em 96 Unidades Operacionais do Sest Senat em todo o Brasil.

Para acessar o edital do projeto, clique aqui.

 

Por Pietra Alcântara

 

1