segunda-feira, agosto 10, 2020
- Publicidade -

Pane mecânica é ocorrência mais registrada durante Natal; como prevenir?

- Publicidade -

Falta de combustível, problemas com freios, falhas no motor. Já aconteceu com você, motorista? Esses problemas de pane mecânica são mais comuns do que se pode imaginar. A pane mecânica foi o tipo de ocorrência mais registrada pelas concessionárias CCR ViaOeste e Rota do Oeste durante o período do natal, entre sexta-feira, 21, e terça-feira, 25.

Na BR 163, acionamentos deste tipo corresponderam 47% das quase 1,5 mil ocorrências registradas no período. Já no sistema Castello-Raposo, dos 854 atendimentos solicitados, 73% foram por pane mecânica, o que corresponde a 625 casos – uma média de 1 a cada 12 minutos.

De acordo com o gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, apesar de significativo, o índice é positivo, uma vez que há registro de feriados anteriores neste ano em que a taxa de atendimentos a panes foi de até 88%.

“A Concessionária sempre faz o alerta quanto à importância da revisão dos veículos e itens de segurança. Pelo que pudemos notar, no final de ano, houve essa preocupação maior por parte dos motoristas, que tiveram mais cautela e atenção a esses cuidados”, disse.

Ouça o podcast: PONTES ANTIGAS E CHECK-UP NO VEÍCULO

 

Prevenindo pane mecânica

maneiras de estragar o caminhão

Muitos estradeiros só procuram o mecânico quando o veículo apresenta pane mecânica. Fazer isso aumenta os custos do conserto e coloca em risco a segurança do motorista. É preciso focar na manutenção preventiva e na revisão, antes do caminhão apresentar problemas. Consertar o veículo apenas quando ele apresenta panes pode custar 30% a mais para o proprietário.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Scaringella Trânsito mostra que 30% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil estão relacionados à falta de manutenção preventiva dos veículos. A conclusão é que a falta de revisão triplica os riscos.

De acordo com o estudo, 80% dos veículos em circulação no país tem algum tipo de problema como pneu careca, lanterna queimada, falta de seta, motores desregulados entre outros.

Leia também: 4 MONTADORAS QUE OFERECEM REVISÃO A PREÇO FIXO

 

Por Pietra Alcântara com informações da CCR ViaOeste e Rota do Oeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados