Só tenho o Ensino Fundamental. Posso fazer o curso MOPP?

Alguns cursos são obrigatórios para motoristas profissionais. Entre eles, está o curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos, ou curso MOPP, para os estradeiros da área de transporte de produtos químicos, uma vez que  não basta ser apenas um bom motorista para transportar esse tipo de carga, que exigem extrema responsabilidade e cuidados especiais. Por isso, o motorista deve garantir a segurança da carga, dele mesmo e de todos que se movimentam pela mesma rodovia.

Mas quais são os requisitos para quem quer fazer esse curso? A pergunta da vez é sobre esse assunto, enviada pela parceira Laura Silva durante uma transmissão ao vivo pela Página do Facebook. Ela diz:

Oi, boa tarde! Posso fazer o curso MOPP? Eu não tenho Ensino Médio, só tenho até o Fundamental.

Laura, de acordo com o Sest Senat, você pode fazer o MOPP mesmo que tenha cursado somente o Ensino Fundamental. Isso porque os critérios para fazer o curso não estão relacionados à escolaridade. Na Resolução nº 91 do Contran não há nenhuma informação especifica em relação à escolaridade do motorista que cursar o MOPP, apenas que ele deve ter capacidade para interpretar textos.

Critérios para cursar o MOPP

Os critérios são:

  • Ser maior de 21 anos;
  • Ter capacidade para interpretar textos;
  • Ter habilitação em categorias C, D ou E;
  • Não ter cometido nenhum tipo de infração grave ou gravíssima;
  • Não ser reincidente em 12 meses de infrações médias;
  • Não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação de direitos de dirigir.

 

mopp

Veja também: Como é a renovação do MOPP?

Tenho categoria D, posso cursar o MOPP?

Por enquanto pode. Muita gente faz essa pergunta visto que ano passado o Contran publicou a Resolução 685/2017, que impede que motoristas com categoria E, que não passaram pela D, façam o curso de Transporte Coletivo de Passageiros. Para saber mais sobre essa mudança, assista o vídeo da Paula Toco.

O MOPP, em teoria, também foi afetado, já que a mesma Resolução diz que quem tem D sem passar pela C não pode fazer este ou outros cursos relacionados a cargas. Porém, talvez pela impopularidade da medida ou por questões de interpretação da Resolução, os Detrans estão liberando e as escolas estão aplicando o curso normalmente. Não dá para saber se a medida seguirá assim, então, nossa dica para quem tem interesse em fazer cursos relacionados a cargas, é que faça logo ou mude a CNH para E.

Veja também: Qual a diferença entre MOPP e SASSMAQ?

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

 

Por Pietra Alcântara

1