Qual a diferença entre MOPP e SASSMAQ?

MOPP_e_SASSMAQ

Cursos são muito importantes para a formação do motorista. Tão importantes que, em alguns casos, são exigência para contratação. Um deles é o curso MOPP e já falamos dele por aqui e no youtube. Hoje, responderemos a dúvida do parceiro Zezinho de Parnaíba, sobre os cursos MOPP e SASSMAQ. Você sabe quais cursos são obrigatórios para motoristas? Clique aqui e confira a lista.

Fique atento: Cursos à distância são válidos para motoristas?

Ele pergunta:

Qual a diferença entre curso MOPP e SASSMAQ?

Parceiro, a principal diferença entre os cursos diz respeito à quem eles são direcionados. Os dois envolvem transporte de produtos químicos, porém o MOPP é direcionado aos motoristas que transportam esse tipo de carga e o Sassmaq é direcionado às transportadoras responsáveis pelo manuseio da carga. Vamos entender mais sobre cada um:

MOPP

MOPP significa Movimentação e Operação de Produtos Perigosos, por isso, se o motorista quer investir nessa carreira necessita do certificado de aprovação em um curso de MOPP, pois o transporte de elementos e produtos perigosos é de extrema responsabilidade e exige cuidados especiais. Ser apenas um bom motorista não basta.

O curso MOPP tem algumas diferenças dos cursos de trânsito, como matérias especiais que podem incluir direção defensiva, meio ambiente e sua preservação, cidadania e legislação específica do Decreto 96.044/88, dentre outras.

O curso vale por 5 anos. É aconselhável que o motorista faça a reciclagem de 30 a 60 dias antes do vencimento do MOPP, levando em conta o tempo que o Detran leva para inserir os dados no sistema, o que leva mais ou menos de 30 a 45 dias úteis. Somente após a inserção no sistema é que o motorista poderá transportar produtos perigosos.

Você sabe como renovar o MOPP? Confira o vídeo de Pedro Trucão sobre esse assunto.

SASSMAQ

Lançado pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abiquim) em 2001, o SASSMAQ é o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade que possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química. Desde 2005, o SASSMAQ é pré-requisito para transportadoras de produtos químicos.

O principal objetivo é reduzir os riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição, através de uma avaliação dos sistemas de gestão ambiental, saúde e segurança. As empresas químicas precisam ter garantias de que as operações de transporte de carga são conduzidas de maneira segura e eficaz em todos os aspectos, além de zelar pelas pessoas e meio ambiente.

Implementar o SASSMAQ não é obrigatório. Porém, a Abiquim ressalta que a aplicação gera um importante diferencial para as empresas certificadas, pois comprova que a empresa oferece serviços qualificados nas operações de logística.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

Por Pietra Alcântara com informações da Templum e CONTRAN

1