Existem cursos obrigatórios para motoristas profissionais?

cursos obrigatórios para motoristas

O requisito número 1 para quem quer ser motorista de caminhão é ter mudado a categoria da CNH para C, D ou E, dependendo do serviço que ele realizará. Mas será que somente isso é o suficiente? Existem cursos obrigatórios para motoristas? Essa foi a dúvida do parceiro Willian Lemos, que fez sua pergunta durante a última live do Trucão na página do Pé na Estrada. Ele diz:

É obrigatório fazer curso para dirigir caminhão sendo que já pagamos pela habilitação?

É verdade que todo o processo para mudar de categoria é caro pois inclui uma série de etapas como o curso em si, aulas práticas, o uso de simuladores, etc. Mas somente o curso feito durante esse processo é o suficiente para alguém que nunca dirigiu profissionalmente ser contratado? Não é não, Willian.

Independente da área em que você pretende transportar, sempre haverá um curso para fazer. Na resolução Nº 285/2008 do Contran, o órgão regulariza os chamados cursos especializados para condutores de veículos, que englobam não só aqueles que transportam cargas, mas os que transportam pessoas.

São objetos de regulamentação específica pelo Contran, os cursos:

  • Transporte Coletivo de Passageiros;
  • Transporte de Escolares;
  • Transporte de Produtos Perigosos;
  • Emergência;
  • Transporte de Carga Indivisível.

 

Por isso, dependendo da vaga, pode ser que a empresa exija que você tenha algum desses cursos acima. Só tome cuidado com os cursos à distância, oferecidos por um custo menor que os presenciais, pois nem todo o curso é válido nessa modalidade. Para saber mais sobre isso, veja a nossa matéria “Cursos à distância são válidos para motoristas?”.

Onde posso fazer esses cursos?

cursos obrigatórios para motoristas

Sest Senat Unidade Parque Novo Mundo/Tatuapé

Existem várias instituições que oferecem cursos para motoristas, como o Sest Senat e a Fabet. Procure sempre uma instituição de confiança e confira se ela é regulamentada pelos devidos órgãos.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

Por Pietra Alcântara

1