Como conseguir o primeiro emprego como caminhoneiro?

primeiro_emprego_como_caminhoneiro

Imagem: HCFast

Muitos jovens sonham ser caminhoneiros, pelos mais variados motivos. Infelizmente, há uma certa dificuldade de novos motoristas ingressarem no mercado de trabalho sem experiência. Conseguir o primeiro emprego como caminhoneiro pode ser um desafio.

O parceiro Fideles fez uma pergunta hoje sobre esse assunto, durante uma transmissão ao vivo na Página do Pé na Estrada. Ele questiona:

Como fazer para ter seu primeiro emprego de motorista de caminhão?

Fideles, temos um artigo no Pé na Estrada que explica como se tornar um caminhoneiro, com o passo a passo para quem está começando. Sugerimos a leitura! Clique aqui para acessar.

Saiba que o primeiro passo é se habilitar para a profissão. Caso o motorista tenha 18 anos, pode obter categorias A e B, que são permissão dirigir motos e carros.

Para dirigir veículos com mais de 3,5 toneladas ou com mais de 8 passageiros, é necessário mudar de categoria. Após um ano com CNH B, você pode mudar para a categoria C. Para categoria D, você deve ter no mínimo 21 anos de idade, com dois anos de categoria B ou um ano de categoria C.

Você sabe para quê serve cada categoria de CNH? Clique aqui e entenda.

 

Cursos são importantes?

MOPP_e_SASSMAQ

Depois de se habilitar, você precisa fazer cursos de acordo com o tipo de carga que vai carregar. Alguns tipos de transporte exigem cursos específicos. Por exemplo, quem pretende trabalhar com combustíveis terá que fazer um curso para movimentação de cargas perigosas, ou curso MOPP. Para saber mais sobre os cursos obrigatórios, clique aqui.

Outra opção é fazer cursos complementares, oferecidos por instituições como o Sest Senat. Você pode aproveitar seu tempo livre para fazer cursos onlines e gratuitos, agregando valor ao seu currículo e ajudando a suprir necessidades que alguém sem experiência possui. Mas será que os cursos online são válidos para motoristas? Já falamos sobre isso no site, dê uma olhada no link!

Também é muito importante saber montar o próprio currículo. Você sabe como montar o seu? Dê uma olhada na reportagem.

 

Se planeje e comece de baixo

primeiro_emprego_como_caminhoneiro_lista

Fique sempre atento às oportunidades. Além de buscar empresas que investem em motoristas iniciantes, alguns estradeiros indicam começar por aplicações que não costumam rodar na estrada, como motoristas de caçamba, cana-de-açúcar e outros que trabalham em ambientes fechados.

Exatamente por não saírem para o trânsito comum, essas empresas não costumam exigir tanta experiência.

O repórter Jaime Alves falou sobre como conseguir o primeiro emprego em uma reportagem para o Pé na Estrada. Entre as dicas, ele listou fazer um planejamento e começar como ajudante, se mostrando sempre disposto e dando o melhor de si.

Também é importante informar à empresa que você tem o objetivo de ser motorista, mesmo que essa não seja sua posição inicial.

Jaime também conversou com o motorista Eduardo, jovem que conta como foi sua trajetória até finalmente conseguir seu primeiro emprego como motorista. Veja a reportagem:

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h00 e as sextas-feiras na página de Pedro Trucão e na Web Estrada, também às 12h00.

 

Por Pietra Alcântara

1